Paraná Tempo

Frente fria coloca Paraná em alerta de temporal e derruba temperaturas: de 39ºC a 13ºC

AEN, editada por Ana Ehlert

Paraná tem quatro alertas de temporal e ventos fortes. (Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

A virada de tempo que chega ainda nesta segunda, 6, ao Paraná coloca o estado em alerta. Depois de um domingo com recordes de calor em várias regiões paranaenses, a frente fria chega para mudar o cenário e derrubar as temperaturas, que saem de 39ºC, em Loanda, no domingo, para 13ºC em Curitiba, nesta terça, 7. Na segunda, a máxima de Curitiba será de 30ºC, segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)

No último domingo (05) foi registrada a temperatura mais alta de 2025 até o momento nas estações meteorológicas do Simepar em Apucarana (34,1°C), Campo Mourão (35,7°C), Cianorte (35,6°C), Cornélio Procópio (35,6°C), Loanda (39,5°C), Londrina (36°C), Maringá (36,4°C), Paranavaí (37,8°C), Santo Antônio da Platina (36°C), São Miguel do Iguaçu (37,5°C), Toledo (36,6°C), Ubiratã (35,9°C) e União da Vitória (33,4°C).

Loanda teve a segunda maior temperatura do ano

A temperatura de Loanda no domingo foi a segunda mais alta em todo o Paraná em 2025 até o momento. Só perde para os 42,5°C registrados em Capanema em 27 de abril. Entre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), também foi registrada a temperatura mais alta do ano em Cidade Gaúcha (37,8°C), Japira (34,3°C) e Joaquim Távora (36,6°C). 

Curitiba registrou 30ºC

Curitiba bateu os 30°C por volta das 14h de domingo. Em todo o Estado as temperaturas também ficaram próximas a 30°C, com exceção do Litoral, que registrou as máximas mais baixas do dia: 25,9°C em Guaratuba e 26,6°C em Paranaguá. O motivo de tanto calor foi o escoamento de vento vindo do Norte do País. 

Frente fria coloca Paraná em alerta para temporais

Uma frente fria, entretanto, já chegou ao Paraná na manhã desta segunda, 6, e provocou pancadas de chuva com fortes rajadas de vento e raios no Oeste e Sudoeste do Paraná. Santa Helena, por exemplo, registrou uma rajada de vento de 61,6 km/h às 8h15. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o Paraná, com validade até esta terça,7. Dois são amarelos e preveem chuvas com fortes ventos. Outros dois, alertam sobre ventos na costa do litoral do Paraná

“Essa instabilidade, ao longo do dia, avança para as demais regiões, causando chuvas com descargas elétricas e também condições para temporais localizados, principalmente nas regiões do Interior do Estado”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Como fica a semana na sua região?

A instabilidade permanece até sexta-feira (10). Na terça-feira (07) a chuva virá com mais intensidade na metade sul do Paraná. No Norte e no Noroeste, chuvas isoladas, de intensidade mais fraca, também podem ocorrer. Como não há mais o predomínio de sol, as temperaturas máximas terão declínio, não passando de 15°C nas regiões da metade sul. 

“A partir de quarta-feira, o eixo da frente fria se afasta para o oceano, mas a instabilidade permanece nas regiões paranaenses com chuvas isoladas, sendo mais registradas nas regiões da metade sul, onde deveremos ter entre quarta e sexta-feira valores acumulados bastante significativos”, detalha Barbieri.

Apesar de o volume maior ocorrer na metade sul, choverá em todas as regiões até sexta-feira. No Oeste e no Noroeste estão previstas pancadas isoladas, ou seja, chuva em uma cidade, e não em outra.

Curitiba, que amanheceu com 19,1°C nesta segunda-feira, ficará até quinta-feira com mínimas de 10°C. Após os 30,5°C de domingo (05), a máxima dessa segunda-feira não deve passar de 16°C na capital, e quarta e na quinta-feira não passa de 13°C. Loanda, no Noroeste, que registrou uma das temperaturas mais altas de domingo, terá temperaturas entre 20°C e 26°C na terça; entre 19°C e 27°C na quarta e 16°C a 27°C na quinta. 

Em Cascavel, no Oeste, as temperaturas mínimas ficam na faixa de 14°C até sexta-feira. As máximas não passam de 22°C na terça e 18°C entre quarta e quinta. Em Palmas, na região Sul, as temperaturas ficam ainda mais baixas: máximas não passam de 17°C de terça (07) a quinta (09) e mínimas entre 8°C e 11°C. No Litoral, o destaque fica por conta da baixa amplitude térmica. As mínimas e máximas ficam entre 15°C e 19°C em Paranaguá de terça a sexta. 

A partir de sexta-feira, em todas as regiões, as temperaturas sobem gradativamente.