
Os casos de feminicídio cresceram 34,6% no Paraná em 2024 – passando de 81 casos em 2023 para 109 no último ano. No entanto, em 20 cidades atendidas pelo programa Mulher Segura houve redução de 18%, com os registros caindo de 45 para 37. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) junto com os dados da Operação Vida, realizada em municípios com altos índices criminais no Paraná, resultou na redução de homicídios dolosos e feminicídios em 2024.
A operação Mulher Segura será ampliada para os 399 municípios do Paraná. O programa promove ações de combate à violência doméstica, empoderamento feminino e conscientização sobre direitos da mulher. Desde sua implantação, foram realizadas 421 palestras, que alcançaram mais de 51 mil pessoas.
“Tivemos uma redução de 18% nos feminicídios nas cidades que receberam o programa Mulher Segura. Agora vamos formar multiplicadores para levar a iniciativa a todos os 399 municípios e reduzir ainda mais esse número”, afirmou o secretário.
O Governo do Estado também destinará recursos para a realização de palestras ministradas por policiais, ampliando o alcance das ações preventivas.
Cidade Segura e Mulher Segura
O programa, que inclui as operações Cidade Segura e Mulher Segura, acompanhou a tendência de queda da criminalidade no estado, que registrou 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro de 2024, o menor número da série histórica.
“Tivemos uma redução expressiva no número de homicídios onde fizemos a Operação Vida. Neste ano, identificamos a necessidade de ampliar a ação de 45 para 87 municípios com mais homicídios, onde atuaremos de forma integrada para reduzir esse número”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
A ampliação da operação contará com recursos do Governo do Estado para o pagamento de diárias extrajornada aos policiais, garantindo o reforço do efetivo nas regiões atendidas.
Em 2024, os 45 municípios atendidos pela operação Cidade Segura registraram queda de 7,3% nos homicídios dolosos. Foram 1.130 casos no período, ante 1.219 em 2023. A iniciativa será expandida para 87 municípios.
As informações foram apresentadas na manhã desta terça-feira (25) durante reunião sobre o planejamento da Operação Vida para 2025. O encontro reuniu representantes das forças de segurança vinculadas à Sesp, comandantes de batalhões e delegacias de todas as regiões do estado, além de guardas municipais de diversos municípios. A reunião ocorreu presencialmente e por videoconferência.