mulheres motociclistas
Evento ocorreu na noite da sexta-feira (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Paraná, as mulheres motociclistas do estado foram homenageadas na noite de sexta-feira (10). A homenagem lembrou a quebra de barreiras em um universo habitualmente dominado pelos homens.

Iniciativa do deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), a Sessão Solene em Homenagem às Mulheres Motociclistas do Paraná reuniu no Plenário da Casa de Leis algumas dezenas de mulheres que desafiam tabus e inspiram as novas gerações a assumir sua paixão pelo motociclismo, sem preconceitos ou juízos de valor.

Durante a cerimônia, mulheres que se destacam na comunidade de motociclistas do estado e representantes de motoclubes receberam menções honrosas pela coragem, paixão e determinação na conquista deste espaço mais que justo.

“O motociclismo representa a liberdade, a escolha, o direito de ir e vir. Nada melhor do que, no mês dedicado às mulheres, nós homenagearmos as mulheres motociclistas, que têm um vínculo com a estrada e com a liberdade. Eu sempre digo que as mulheres, quando são motociclistas, elas representam tudo aquilo que almejamos nas mulheres, que são guerreiras da estrada. Essa é a forma de homenagearmos não só as mulheres motociclistas que estão aqui, mas todas as mulheres paranaenses”, destaca o deputado Tito Barrichello.

Uma das muitas motociclistas homenageadas da noite, Andréia Braga Busmeyer, representante da União das Mulheres Motociclistas, não escondeu a alegria pelo reconhecimento.

“Para as mulheres motociclistas é inenarrável a importância de estarmos aqui, porque é um mundo, se hoje não mais 100%, ainda dominado, em sua maioria, pelos homens. E nós conquistarmos esse espaço é fenomenal. É um sentimento de gratidão, de honra, um sentimento de que nós estamos conquistando nosso espaço enquanto mulheres motociclistas”, conta, lembrando que, além dos passeios e encontros, os motoclubes promovem diversas ações sociais.

Felicidade compartilhada com a amiga Eliz Sadelli, do Moto Grupo Bella´s Brasil, que ressaltou a sensação de liberdade que a vida em duas rodas proporciona.

“Nós motociclistas costumamos dizer que pilotamos a nossa vida também, mas em cima da moto a gente encontra a liberdade. Nós somos mães, esposas, mas não deixamos de fazer o que gostamos, que é andar de moto. E juntamos toda essa mulherada, fazemos passeios e muitas ações sociais porque esse é o nosso mundo, já faz parte da gente.”

Entre as presentes à sessão solene, destaque também para a vereadora Delegada Tathiana Guzella, da Câmara de Curitiba; e para as motociclistas Daya Chalegre, da 1903 Motorcycles; Eliane Oliveira, fundadora do grupo Mulheres Motociclistas e Garupas Apaixonadas por Motos de Curitiba; e Ciúma Bonilha, fundadora do Moto Clube Ceifeiros da Meia-Noite, atualmente Família Bonilha.