tibagi
A programação incluía shows nacionais, desfiles, bailes, corso e matinês infantis (Foto: Prefeitura de Tibagi)

A Prefeitura de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, anunciou o cancelamento do Carnaval 2025. Os motivos, conforme a administração, são os estragos causados pelas fortes chuvas e falta de recursos. O município tem um dos principais carnavais de rua do Paraná e atrai visitantes de toda a região. A programação incluía shows nacionais, desfiles, bailes, corso e matinês infantis.

As chuvas causaram alagamentos e grandes prejuízos nas localidades de São Bento, Iapará, Faxinal, Vasto Horizonte e Capivari. A ponte do São Bento foi completamente destruída, enquanto a ponte do Socorro ficou submersa. Além disso, diversas estradas foram danificadas, deixando famílias isoladas, como no Agudos.

A decisão foi comunicada pelo prefeito Rildo Leonardi e pela vice-prefeita Helynez Ribas, que destacam a necessidade de redirecionar recursos para ações emergenciais. “Quando assumimos a gestão, sabíamos que enfrentaríamos desafios e que decisões difíceis seriam necessárias. O Carnaval é parte da nossa identidade cultural, mas, neste momento, nosso foco está em atender as famílias afetadas e reconstruir a infraestrutura essencial para a cidade,” afirmou o prefeito Rildo Leonardi. Ainda, a gestão ao assumir a Prefeitura se deparou com o fato de não existir previsão orçamentária para o Carnaval.  

A vice-prefeita Hely Andrade reforçou que a decisão foi tomada com pesar, mas com responsabilidade. “Nosso orçamento é limitado, e priorizar as obras emergenciais é indispensável para garantir a segurança e o bem-estar da população,” explicou.

Medida temporária

Apesar do impacto econômico, a gestão municipal enfatizou que a medida é temporária e será investido em diversos eventos ao longo de todo o ano. ” Em 2026, queremos retomar o Carnaval com força total, com a celebração das tradições, uma festa linda para orgulhar o tibagianos,” disse Rildo.