O programa Muralha Digital de Curitiba vai ganhar uma nova iniciativa estratégica para ampliar o monitoramento urbano e fortalecer a prevenção de crimes na cidade.
Nesta quinta-feira (10), às 11h, no Palácio da Inovação, no bairro Cabral, o prefeito Eduardo Pimentel assina o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba.
O novo programa vai reforçar as políticas de segurança do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas e condomínios — com o sistema de Controle Muralha Digital.
Lançada em 2021, a Muralha Digital de Curitiba é um sistema inteligente de videomonitoramento que já conta com mais de 2.100 câmeras. A Muralha reúne também bodycams utilizadas por agentes de segurança e faz o espelhamento das imagens dos 155 radares de trânsito em funcionamento.
Muralha Digital ajuda a resolver crimes
Em 2023, 1.361 imagens captadas pela Muralha Digital foram compartilhadas com autoridades judiciais e policiais para ajudar a elucidar crimes. Em 2024, foram 2.397 imagens liberadas.
O impacto no primeiro ano de implantação da Muralha foi imediato: só no primeiro ano, as ocorrências de crimes nos locais monitorados reduziram em 40%.