Mutirão da Cidadania chega à Regional Pinheirinho nesta quinta-feira

SMCS

Daniel Castellano/SMCS - Regional Pinheirinho teru00e1 Mutiru00e3o da Cidadania

Encaminhamentos para vagas de emprego, testes rápidos de saúde, possibilidade de regularizar contratos com a Cohab. Tudo isso estará à disposição dos moradores dos bairros Pinheirinho, Capão Raso, Fanny, Novo Mundo e Lindóia na nona edição do Mutirão da Cidadania, que acontece na Regional Pinheirinho, nesta quinta (5/4) e sexta (6/4) e no sábado (7/4).

O evento é promovido em parceria pela Prefeitura e pelo Governo do Estado para ofertar à população dezenas de serviços gratuitos. Aproximadamente 168 mil pessoas vivem nos cinco bairros que compõem a Regional Pinheirinho. Mas os serviços também são abertos aos demais curitibanos e aos moradores da Região Metropolitana.

Nos oito mutirões anteriores, que aconteceram no Bairro Novo, Cajuru, CIC, Tatuquara, Boqueirão, Santa Felicidade, Boa Vista e Portão/Fazendinha, foram registrados 330.027 atendimentos à população.

“Quem ganha com essa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado é a população, que tem vários serviços à disposição, além de todo o trabalho de tapa-buracos, troca de lâmpadas, limpeza de rios, coleta de entulhos vegetais que fazemos em todos os bairros da regional", disse o prefeito Rafael Greca.

Serviços à disposição e festa

Durante os três dias do Mutirão da Cidadania serão ofertados encaminhamentos para vagas de emprego, cadastramento de estudantes para a rede pública de ensino, realização de cadastro único em programas sociais, entre outros serviços. Também serão realizados atendimentos na área da saúde com testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C.

Estão programadas também várias atividades de entretenimento e culturais, como apresentação de artistas locais, ações de incentivo à leitura, cama elástica, ações educativas com a Setran, Polícia Militar e Guarda Municipal, atividades lúdicas para crianças.

Identidade

Para os interessados em fazer Carteira de Identidade, o Instituto de Identificação estará presente no evento, como ocorreu nas edições anteriores dos Mutirões. Serão distribuídas 400 senhas na quinta-feira, outras 400 na sexta, além de 300 no sábado.

O administrador da Regional Pinheirinho, João Cordeiro, convida os moradores da região para o evento. “É uma oportunidade excelente para resolver muitas coisas pertinho da casa, durante três dias”, disse.

Os moradores também vão contar com outros serviços, que incluem atendimento de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no Sine Móvel e atendimento de mulheres no Ônibus Lilás. Além disso, haverá orientação sobre regularização de contratos, repactuação de dívidas, inscrição e atualização para a fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).


Serviços disponíveis no Mutirão da Cidadania:

Saúde


Abastecimento


Ação Social e Emprego


Direitos Humanos


Educação


Fundação Cultural e Secretaria da Cultura


Esporte, Lazer e Juventude


Sanepar e Copel


Polícia Militar


Urbanismo


Guarda Municipal


Polícia Civil


Agência Curitiba e Espaço Empreendedor


Cohab


Corpo de Bombeiros


Finanças


Procon


Setran e Detran Móvel


Instituto de Terras, Cartografia e Geologia Do Paraná (ITCG)


Meio Ambiente