carteira de autista
Carteira de Autista ajuda portador de condição a ter acesso à políticas públicas de inclusão (AEN)

De quarta-feira (20) a sexta-feira (22), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) vai promover um mutirão para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), durante o 4º Festival Inclusão em Cena, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Os interessados devem se dirigir ao Balcão de Inovação e Tecnologias Assistivas, das 9h às 17h.

Será possível sair com a carteirinha pronta levando apenas os documentos necessários: RG e CPF da pessoa autista e do responsável, exame de tipagem sanguínea, laudo médico digitalizado e fotografia atualizada.

A CIPTEA garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de identificar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O Governo do Estado já emitiu mais de 42 mil carteirinhas.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a iniciativa vai ampliar o acesso da população ao documento. “No ano passado, já participamos do Festival para garantir a emissão deste documento fundamental para mais pessoas. A CIPTEA assegura o acesso a direitos e também contribui para a formulação de políticas públicas mais eficazes, já que passamos a identificar onde essas pessoas estão”, explicou.

Evento

O 4º Festival Inclusão em Cena terá uma programação gratuita dedicada à diversidade, acessibilidade e transformação social. Realizado pelo Coletivo Inclusão, o evento reúne pessoas com e sem deficiência em um espaço plural onde a arte, o encontro e as iniciativas inclusivas são protagonistas.

Toda a programação do festival é gratuita e conta com acessibilidade comunicacional, incluindo intérprete de Libras e ações voltadas à acessibilidade física, sensorial e atitudinal.