Na rota dos shows internacionais, Curitiba entra na onda do “gig tripping”; saiba o que é isso

À espera de Katy Perry e Green Day, Curitiba tem agenda de shows internacionais movimentada

Rodolfo Luis Kowalski
IMG-20250326-WA0107

Show de Olivia Rodrigo em Curitiba. Foto: Franklin de Freitas

Os primeiros meses de 2025 reservaram grandes shows para os curitibanos e aqueles que visitaram a cidade. Nomes como Sting, The Offspring, Olívia Rodrigo e Alanis Morissette estiveram recentemente na Capital, fortalecendo o fenômeno do chamado “gig tripping” (quando turistas planejam suas viagens em torno de eventos como shows, festivais e turnês de artistas populares). E nos próximos meses a cidade seguirá tendo uma agenda musical movimentada, com dois grandes espetáculos a confirmar.

Conforme levantamento feito pelo Bem Paraná, há pelo menos 16 shows com atrações gringas confirmados para os próximos meses em Curitiba. No último final de semana, inclusive, houve três apresentações em três dias seguidos: Hermanos Gutiérrez (na Ópera de Arame, na sexta); Ben Harper & The Innocent Criminals (na Arena White Hall, no sábado) e Ancient (no Basement Cultural, domingo).

A variedade das atrações do último final de semana, com opções do jazz ao black metal, é algo que deve continuar sendo uma marca para a cidade, que só no mês de maio terá sete apresentações internacionais. Nomes como System of a Down (nu metal), The Exploited (punk), Inner Circle (reggae), The Pretenders (rock) e Norah Jones (jazz) constam na lista de atrações que em breve estarão em solo curitibano.

No segundo semestre, o festival I Wanna Be Tour promete trazer, no mês de agosto, ícones da cena hardcore/emo, com Fall Out Boy e Good Charlotte como carros-chefe do evento. Em outubro e novembro, os shows de Avenged Sevenfold e Linkin Park são as grandes atrações.

Mas o mês de setembro é, provavelmente, o que deve reservar mais emoções. Por ora, estão confirmados apenas os shows de Epica e Camila Cabello. Com a realização do festival The Town em São Paulo, no entanto, há a expectativa de que mais artistas aproveitem a passagem pelo território paulista para visitar, também, a capital paranaense. E os dois nomes mais comentados são os de Green Day e Katy Perry, com ambos se apresentando na Ligga Arena, nos dias 12 e 16 de setembro, respectivamente.

Curitiba está no meio da onda de “gig tripping”

A revista Tendências do Turismo 2025, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, aponta que o “gig tripping” deve continuar em alta no ano de 2025, impulsionado pela vinda de artistas internacionais de renome. E esse tipo de evento, além de representar um marco cultural, demonstra o potencial da música em mobilizar multidões e impulsionar diversos setores da economia.

No final de março, por exemplo, Curitiba recebeu uma série de eventos concomitantes, como o Festival de Teatro da cidade, a Smart City Expo e a Expo Turismo Paraná. Pelos mesmos dias, a cantora Olívia Rodrigo se apresentou no Couto Pereira. E dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) apontam que a rede hoteleira registrou praticamente 100% de ocupação naquele período.

… Mas atrações da cidade e região vão muito além dos shows

E para quem está pensando em visitar Curitiba, a boa notícia é que as atrações da cidade vão muito além dos espetáculos musicais que são aqui realizados. Não à toa, a cidade foi considerada pelo “Best in Travel”, da Lonely Planet, um dos 30 destinos incríveis para 2025.

“Um lugar que valoriza seus cidadãos, bem como seus turistas, Curitiba é uma experiência imersiva e ainda discreta. Suba numa bicicleta para visitar seus lugares singulares, como a joia arquitetônica que é o Museu Oscar Niemeyer e um dos maiores parques da cidade, Barigui, que alimenta suas instalações através de uma pequena usina hidrelétrica com uma cachoeira e um lago artificial”, escreve a publicação.

Além do MON, a Lonely Planet também tratou de destacar o Jardim Botânico e suas flores, esculturas e estufa, além de citar o trem que liga Curitiba com Morretes numa viagem em meio à Mata Atlântica na Serra do Mar. O turismo ferroviário, inclusive, é apontado como mais uma tendência do mercado turístico para 2025 no documento do Ministério do Turismo.

3 milhões
de turistas devem visitar Curitiba em 2025. Pelo menos essa é a expectativa do Instituto Municipal de Turismo (IMT), que espera um crescimento exponencial no número de pessoas visitante a cidade neste ano. Em 2024, 1,8 milhão de turistas teriam passado pela cidade. “O calendário de eventos antes era um e agora está três, quatro vezes maior”, justifica José Luiz Velloso, presidente do IMT.

SHOWS INTERNACIONAIS EM CURITIBA

6 de maio
System of a Down (no Couto Pereira)

7 de maio
The Exploited (no Tork’n’Roll)

9 de maio
Inner Circle (na Arena White Hall)

18 de maio
Tarja Turunen e Marko Hietala (na Ópera de Arame)

20 de maio
The Pretenders (no Teatro Positivo)

25 de maio
Buzzcocks (no Basement Cultural)

29 de maio
Norah Jones (no Teatro Positivo)

7 de agosto
Emblem3 (no Basement Cultural)

23 de agosto
I Wanna Be Tour (no Couto Pereira)

7 de setembro
Epica (na Ópera de Arame)

21 de setembro
Camila Cabello (na Ligga Arena)

2 de outubro
Avenged Sevenfold (na Pedreira Paulo Leminski)

7 de outubro
Il Volo (no Teatro Positivo)

30 de outubro
MasterPlan (no CWB Hall)

5 de novembro
Linkin Park (no Estádio Couto Pereira)

14 de dezembro
Pierce the Veil (na Live Curitiba)