Paraná inclusiva

Nariz Solidário promove oficina gratuita de palhaçaria em Curitiba no dia 1º de novembro

Editado por Mario Akira
nariz solidario

Nariz Solidário "Entre janelas" (Foto: Gabriela Valiente)

A Associação Nariz Solidário promove no dia 1º de novembro (um sábado), das 14h às 17h, a Oficina de Palhaçaria na Faculdade Vicentina como parte do projeto “Entre Janelas”. A atividade é gratuita e aberta ao público surdo e ouvinte, com interpretação simultânea em Libras. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro e podem ser feitas pelo link encurtador.com.br/qLHeR.

Conduzida por Eduardo Roosevelt, fundador e diretor artístico da Associação Nariz Solidário, a oficina é aberta a qualquer pessoa interessada em desenvolver novas habilidades e perspectivas, sem a necessidade de formação ou experiência prévia com artes cênicas.

Por meio do jogo, da escuta ativa e da improvisação, os participantes terão a oportunidade de experimentar uma vivência que estimula a criação de vínculos, a criatividade e o bem-estar, apoiada em uma metodologia construída ao longo de 10 anos de atuação em hospitais e espaços de saúde mental.

Durante a oficina, os participantes terão contato com truques e gags inspirados na atuação hospitalar, pequenos truques de mágica, jogos de equilíbrio e a ressignificação de elementos do cotidiano. A oficina também propõe exercícios corporais que ativam o estado de presença, fundamentais para o jogo do palhaço e para a escuta sensível em ambientes de cuidado.

Eduardo Roosevelt destaca que o caráter inclusivo da oficina amplia a troca artística e cultural, para além da formação de público.

“A presença de intérprete de Libras na oficina de palhaçaria enriquece a troca artística ao incorporar diferentes formas de expressão, ampliando o alcance e a sensibilidade da linguagem cômica. Além de ser um direito das pessoas surdas, acreditamos que a palhaçaria é para todas as pessoas, por isso, incluir é também nossa missão nas oficinas que realizamos”, afirma.

Além da oficina, o projeto realizou a vivência artística Risos, Expressões e Janelas, conduzida pelo artista e palhaço Felipe Frutuoso, também integrante da Associação. A atividade aconteceu em setembro, no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, no bairro Sítio Cercado, com a participação de 80 estudantes de três turmas do 8º ano.

Nariz Solidário: Projeto “Entre Janelas” une palhaçaria, afeto e memória

A formação integra o projeto “Entre Janelas”, concebido para atender os 13 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP) – Casa Irmã Dulce. Desde maio, a iniciativa impactou mais de 1.250 pessoas por meio de 27 intervenções que combinam palhaçaria, improviso, música, afeto e escuta ativa.

Inspirado nos simbolismos da janela, o projeto cria ambientes de acolhimento em que os palhaços convidam pessoas atendidas, familiares e profissionais da saúde a compartilhar histórias e fortalecer vínculos. Carregando uma mala, molduras e objetos cotidianos, os artistas montam uma espécie de “casa poética”, espaço que se abre ao improviso, à escuta e à criação de memórias coletivas.

Para a artista circense e professora Sabrina Almeida (Palhaça Lupita), o projeto representou uma oportunidade de ressignificar as visitas. “Surgiram muitas possibilidades. Uma janela, aparentemente, pode ser apenas um lugar para entrar luz. Porém, pelo enquadramento das nossas molduras, demos luz aos encontros, grandes obras de arte que surgiram, portas que se abriram. E, por fim, ao procurar um lugar nos CAPS para colocar nossa casa e janela, descobrimos que lar é qualquer lugar em que você está”, compartilha.

Sobre a Nariz Solidário

Fundada em 2014, a Associação Nariz Solidário atua na promoção de arte, cultura e saúde mental por meio da palhaçaria. Com mais de 3 mil ações gratuitas realizadas, a organização já impactou mais de 400 mil pessoas. Reconhecida pela excelência em gestão de voluntários, coleciona prêmios como o 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor (2019), RPC GAME e Dhesca Brasil (2021), além de estar entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país em 2022 e 2023. Em 2024, recebeu o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba.

Serviço – Oficina de Palhaçaria

Quando: 1º de novembro, das 14h às 17h

Onde: Faculdade Vicentina – Av. Jaime Reis, 531-A – São Francisco, Curitiba/PR

Custo: Gratuito

Vagas: 20

Acessibilidade: interpretação simultânea em Libras

Inscrições: até 26 de outubro, via encurtador.com.br/qLHeR 

Mais informações: instagram.com/narizsolidario 

⚠ Comunicar erro