
A exposição “Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima” é uma mostra representativa dedicada ao trabalho do designer e professor da UFPR, valorizando a trajetória de Naotake Fukushima, reconhecido por sua contribuição ao design gráfico e pela presença em mostras nacionais e internacionais.
O lançamento está marcado para o dia 2 de outubro, na Sala Arte & Design, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (Prédio Dom Pedro I, na Rua General Carneiro, 460, Centro). A exposição prossegue até o 16 de novembro com entrada gratuita e classificação livre.
A mostra apresenta 16 cartazes representativos de diferentes momentos da carreira de Fukushima, reunindo obras que transitam entre temáticas sociais, culturais e mensagens universais. A seleção evidencia a força da narrativa visual e a diversidade de estilos do artista, cujo trabalho combina rigor técnico, sensibilidade estética e impacto comunicativo. Além da exposição, será lançado um catálogo digital, que amplia o acesso ao conteúdo e oferece ao público uma ferramenta de estudo e apreciação da obra.
“Este projeto nasce do desejo de compartilhar com o público um recorte da minha trajetória como designer. Cada cartaz traz em si um diálogo com o tempo em que foi criado, com os debates culturais e sociais que atravessam a sociedade. É uma oportunidade de mostrar como o design gráfico vai além da estética: ele é também reflexão e memória”, afirma Naotake Fukushima.

(Foto: Divulgação/Insight)
O artista reforça ainda a relevância da linguagem gráfica no contexto atual. Para Naotake, “o design é reconhecido como uma das principais vertentes da economia criativa, ocupando um espaço cada vez mais significativo nas paisagens urbanas”. Ele destaca o papel dos cartazes como testemunhos de sua época: “Ao longo do tempo, os cartazes deixaram de ser apenas informativos para se tornarem expressões poderosas de arte visual. Eles revelam não só a capacidade de transmitir informações, mas também um papel essencial na disseminação de conceitos e valores relevantes para a comunidade”.
A exposição “Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima” foi realizada com recursos de apoio e incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Reconhecimento do design curitibano
Curitiba é reconhecida como Cidade do Design pela Unesco, e a iniciativa reforça a relevância da capital paranaense nesse campo. Ao valorizar a trajetória de Naotake Fukushima, o projeto também celebra a identidade cultural local e contribui para difundir a importância do design gráfico como forma de arte e comunicação. Segundo Naotake, essa exposição é uma forma de celebrar e explorar essa evolução, fortalecendo a identidade de Curitiba como um polo de criatividade e inovação no campo do design”.
Acessibilidade e democratização
Com foco na inclusão, o projeto conta com audiodescrição dos cartazes, legendagem descritiva em materiais de divulgação e convites em braille com QR Code para acesso ao hotsite adaptado para leitores de tela. A proposta também prevê atividades educativas, como oficina de criação de cartazes e palestra sobre a história desse meio artístico, aproximando diferentes públicos da linguagem do design gráfico.
Saiba mais sobre Naotake Fukushima: Designer e professor da UFPR, formado em Design Gráfico pela mesma universidade em 1992. Concluiu mestrado em 2009 e doutorado em 2018, ambos em Design, com foco em sustentabilidade e design de serviços, respectivamente. É designer na Nexo Design e Editora Insight, além de cofundador e ex-presidente da ProDesign>PR. Produziu cartazes de destaque, incluindo a seleção na Bienal do Cartaz de Varsóvia em 2023. Ganhou o prêmio Bornancini de Design como livro “Investindo no próprio tom” de Paulo Venturelli sobre a Helena Kolody. Ilustrou com linoleogravura o caderno de receitas do encarte do livro da Regina Casillo, “Lampião e a Festa de Casamento”.
Serviço
Lançamento da exposição Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima
Abertura: 02 de outubro, às 19h
Local: Sala Arte & Design – UFPR Reitoria – Prédio Dom Pedro (R. General Carneiro, 460, Centro – Curitiba / PR)
Data da exposição: 02 de outubro e 16 de novembro de 2025
Entrada: gratuita
Classificação: livre