Natal de Curitiba começa nesta sexta, espera 300 mil turistas e injeção de milhões na economia; veja fotos do último ensaio

Até o final do ano serão mais de 180 atrações na Capital paranaense

Redação Bem Paraná
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Natal de Curitiba promete ser o maior de todos os tempos (Luis Pedruco)

Com um espetáculo no setor histórico na noite desta sexta-feira (22), será aberto a programação do Natal de Curitiba 2024. Até o final de dezembro serão mais de 180 atrações espalhadas pela cidade, tomando parques, ruas e espaços públicos, no maior evento natalino gratuito do País. O ensaio geral da abertura do Natal ocorreu na quinta-feira (21) à noite.

Crescendo ano a ano, o Natal de Curitiba vem se firmando como importante atrativo turístico. A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 6 de janeiro, quando a decoração será desmontada.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins. No total, mais de 2 milhões de pessoas devem acompanhar os festejos natalinos na cidade, contando curitibanos e moradores da Região Metropolitana, como aconteceu na edição do ano passado.

“O Natal de Curitiba trouxe um crescimento de 9% ao nosso setor em relação ao ano anterior. Para 2024, com o esforço da Prefeitura na organização e expansão das atrações, a instituição prevê que esse incremento pode chegar a 15%, especialmente nas áreas mais visitadas, que se destacam como atrações gastronômicas e turísticas”, afirmou Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR)

Para o gerente de vendas e marketing da Bristol Hotéis, Paulo Brazil, Curitiba tem se tornado um destino cada vez mais atrativo aos turistas às vésperas do Natal, fomentando a rede hoteleira. “O Natal é um período que nos impacta bastante, porque as viagens corporativas diminuem, então dependemos da busca de outros hóspedes. A nossa expectativa tem crescido nos últimos anos, porque Curitiba tem se tornado cada vez mais uma cidade que atrai turistas, e isso é fundamental para os hotéis, porque dá sustentabilidade aos negócios”, disse.

O movimento turístico na cidade é benéfico também aos negócios e afeta até mesmo serviços não ligados diretamente ao setor. “O turismo acarreta em um grande movimento financeiro nos destinos, gerando mais empregos devido à demanda, mais renda para ser aplicada nos municípios e maior estrutura e qualidade de vida a população. Por isso também a importância de fomentar esse fluxo, porque o setor é feito, sobretudo, pela iniciativa privada”, falou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Campanha nacional “vende” o Natal curitibano para todo o País

Para apoiar ainda mais o Natal de Curitiba, as secretarias de Estado do Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná lançam uma campanha publicitária nacional, levando a programação do Natal curitibano para todo o Brasil. “Natal em Curitiba: venha encher os olhos e o coração de alegria”, convida a campanha publicitária.

Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, a parceria do Estado com o município é focada na consolidação de Curitiba como a Capital Nacional do Natal. “Queremos mostrar Curitiba como um destino referência para esta época do ano, atraindo turistas do Brasil e do exterior. Temos também o compromisso de motivar esses turistas a permanecerem por mais tempo na cidade, mostrando os diversos atrativos turísticos paranaenses que podem ser visitados, como as praias, as cidades históricas do nosso Litoral, as vinícolas da Região Metropolitana, os atrativos naturais dos Campos Gerais e muitos outros”, destacou.

“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, reforça Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.

Assista ao vídeo promocional do turismo em https://www.youtube.com/watch?v=um0aaoQkRHo

Espetáculo no Largo da Ordem e luzes por toda a cidade abrem a programação

O Natal de Curitiba será aberto na noite desta sexta, às 19h30, no Largo da Ordem, com o espetáculo Auto da Anunciação do Nascimento de Jesus Cristo. Simultaneamente, Curitiba será iluminada com uma decoração natalina que transforma cartões-postais, como o Jardim Botânico, Parque Barigui e Bosque Zaninelli, em cenários encantadores.

Com 33 atores contratados pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Anunciação narra poeticamente o nascimento de Jesus Cristo, trazendo mensagens de fé e esperança.

Destaque para o boneco gigante do Anjo Gabriel, que conduz o público pelas estações narrativas até o Presépio Natalino, montado em frente à Casa Romário Martins, ao lado da Árvore da Vida. O espetáculo de estreia será reapresentado nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, sempre às 19h30.

Em 2024, o Natal de Curitiba se consolida como o maior do Brasil, com 180 apresentações até 23 de dezembro e uma decoração que permanecerá até 6 de janeiro de 2025. Mais de 400 profissionais, entre atores, bailarinos e técnicos, foram contratados para transformar Curitiba em um verdadeiro palco de magia natalina.

A partir de agora, quase que diariamente, alguma nova atração estreia em Curitiba. A programação completa, com datas e locais, pode ser acessada no site do Natal de Curitiba (https://natal.curitiba.pr.gov.br/) ou no Guia Curitiba (https://guia.curitiba.pr.gov.br/)

Em festa

Com o tema Nosso Coração Está em Festa, as 180 apresentações do Natal de Curitiba, o maior do Brasil, ocorrerão até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada durante 46 dias – até 6 de janeiro de 2025 (Dia de Reis).

Entre as atrações estão roda-gigante, carrossel, show de drones, cantatas, autos, balé, feiras especiais e decorações por toda a cidade.

Com uma média de 100 atrações por ano, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas, o público cresceu 566,7% desde a primeira edição: de 300 mil pessoas em 2017 para 2 milhões em 2023.

Do total de público, no ano passado, 311 mil eram turistas e aproximadamente R$ 100 milhões foram gastos no período.