
As atrações do Natal de Curitiba começam no dia 22 de novembro. Mas a festa já começou. Na noite desta quarta-feira (30) aconteceu o lançamento oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com uma festa no Memorial de Curitiba, com direito a apresentação de Natal.
Durante 46 dias, Curitiba vai promover a maior programação natalina e de fim de ano do Brasil. Serão autos, espetáculos musicais, balés, feiras especiais, shows de luzes e uma decoração deslumbrante que contará com mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade.
Com uma média de 100 atrações por ano, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas, o público cresceu 566,7% desde a primeira edição: de 300 mil pessoas em 2017 para 2 milhões em 2023. Do total de público, no ano passado, 311 mil eram turistas e um total de R$ 100 milhões foram arrecadados no período.
“O Natal de Curitiba movimenta toda a economia local, gerando emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento, ainda em julho, quando foi anunciado o tema do ano.
Programação
A programação de espetáculos, que promete ser a maior de todas as edições, acontece de 22 de novembro a 23 de dezembro deste ano. Já a decoração poderá ser apreciada até 6 de janeiro de 2025 (Dia de Reis).
A programação pode ser encontrada futuramente no site Natal de Curitiba (https://natal.curitiba.pr.gov.br/). Mas até que a programação completa esteja no ar, é possível ver por meio do site como foi o Natal de 2023, que teve como destaques carrosséis, roda-gigante, autos de Natal, drones, e diversas apresentações que aconteceram em parques e prédios da cidade.
Curitiba lança álbum de figurinhas que comemora os 330 anos da cidade
O prefeito Rafael Greca anunciou, ontem, o lançamento do álbum de figurinhas da cidade. O projeto faz parte das celebrações dos 330 anos de Curitiba, celebrados em 2023, e também homenageia os 50 anos do sistema de transporte BRT, que revolucionou a mobilidade urbana da cidade.
Idealizado pelo artista curitibano Simon Taylor, o álbum será lançado no dia 28 de novembro e traz uma coleção de imagens que retratam a história e a identidade de Curitiba em uma linguagem visual divertida e educativa.
“Com imensa alegria, recebemos Simon Taylor e essa iniciativa dedicada especialmente à piazada curitibana. Esse álbum é uma celebração da nossa história e do legado curitibano, parte dos 330 anos da cidade,” disse o prefeito.
Ele destacou ainda que as figurinhas serão distribuídas semanalmente nas bancas de revistas de Curitiba e a coleção contará com a emblemática Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais como a figurinha mais especial e rara, reforçando sua importância histórica para a cidade. Os preços ainda estão sendo definidos.
O álbum ainda promoverá uma competição cultural entre os colecionadores, com prêmios de até R$ 50 mil em parceria com o comércio local. “Queremos incentivar nossa juventude a conhecer e a valorizar a cidade. Esse álbum será um manual de curitibanidade e um símbolo do amor à nossa terra,” completou Greca, reafirmando o valor cultural da iniciativa para os jovens curitibanos.
O anúncio contou com as presenças da secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; do artista Simon Taylor, acompanhado de Kelly Sumeck e Robson Krieger, integrantes de sua equipe.