MP afasta guarda de Telêmaco Borba por postagens com frases de Hitler (Foto: Reprodução)

Um guarda municipal de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do Paraná, foi afastado do cargo por decisão da Justiça após publicar conteúdos de apologia ao nazismo em uma rede social. A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) e determina o afastamento imediato do agente por três meses, prazo que pode ser prorrogado. Nesse período, ele também deve entregar sua arma e demais equipamentos funcionais.

De acordo com a denúncia apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça de Telêmaco Borba, o servidor teria feito postagens exaltando ideias nazistas, incluindo frases atribuídas a Adolf Hitler. Em uma das publicações, ele aparece ao lado de colegas de farda com a legenda “Arbeit macht frei” — expressão alemã que significa “O trabalho liberta” e que ficou conhecida por estar na entrada de campos de concentração nazistas, como Auschwitz, na Polônia.

Guarda foi denunciado por apologia ao nazismo

O MP denunciou o agente pelo crime de discriminação, previsto na legislação brasileira com pena de dois a cinco anos de prisão e multa, podendo ser aumentada por se tratar de um funcionário público. Além disso, o Ministério Público também pede que, ao final do processo, o réu perca o cargo na Guarda Municipal.