Bud
Bonde Urbano Digital, novo modal, promete revolucionar o transporte na Grande Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai ganhar em breve um novo modelo de transporte coletivo. Nesta quinta-feira (4 de setembro), lançou-se oficialmente o Bonde Urbano Digital (BUD), que deve começar a circular em novembro. Fabricado na China, o modal será utilizado em testes num percurso de 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais e o Terminal de São Roque, em Piraquara. O Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo, fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Nos últimos dias, inclusive, o anúncio da novidade foi marcado por mistério. Nas redes sociais, circularam um vídeo mostrando um caminhão transportando um objeto enorme, coberto por lonas verdes. Nas imagens, aparecia ainda a seguinte mensagem: “Mais uma surpresa boa do Governo do Paraná?”

Hoje, confirmou-se que a novidade é o BUD. O projeto é da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e o governo do Estado está participando com R$ 6 milhões na empreitada para obras de infraestrutura, sinalização, transporte e outros investimentos acessórios. Utilizar-se-á o modelo para testes pelo período de 15 meses. “Esse é um dia especial para a história do Paraná. Somos o primeiro da América do Sul a tirar do papel um projeto desse porte, com essa tecnologia e vanguarda. O Paraná buscou o que há de mais avançado no mundo em questão de transporte coletivo e vai implementar um sistema para melhorar a vida das pessoas. A Região Metropolitana de Curitiba cresce muito rápido em termos econômicos e populacionais e estamos nos preparando para o futuro”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Segundo o governo estadual, o novo modelo de transporte coletivo é 100% elétrico e sem trilhos. O veículo se desloca por indução magnética, substituindo os trilhos por pequenos sensores instalados diretamente no solo. Com isso, a implementação custa até três vezes menos e ainda é mais rápida do que a de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O veículo foi fabricado pela CRRC Corporation, na China, e chegou ao Brasil (Porto de Paranaguá) em agosto. Após a apresentação, ele será montado em uma garagem por técnicos da empresa. A expectativa é iniciar os testes e as viagens em novembro. O valor da passagem será R$ 5,50, o mesmo do ônibus metropolitano. O tempo de viagem também não muda.

“Qualidade de vida para os moradores”, exalta prefeito

Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou que a cidade é grata ao governador Ratinho Jr por ter um olhar inclusivo e cuidado com o município. “Piraquara é o berço das águas que abastecem Curitiba e agora está sendo privilegiada em ter esse novo modal, que vai ligar os moradores de Piraquara até Curitiba, passando por Pinhais”, afirmou ele.

O político ainda contou que, como morador de Piraquara, passou a juventude pegando três ônibus para ir e três ônibus para voltar de Curitiba, onde estudava. Por isso, destacou, ele saberia a importância de um veículo como esse. “Hoje o morador de Piraquara está a aproximadamente 25 quilômetros da Capital. Não é fácil ir e vir. É qualidade de vida poder chegar mais cedo em casa. O morador de Piraquara vai economizar, por dia, mais de uma hora”, destacou ainda o prefeito, afirmando cabe à Amep definir a tarifa pelo transporte. “Neste primeiro momento, imagino que não vá ter nenhum valor adicionado ao que já é pago”, apontou.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que esse lançamento é fruto de uma negociação iniciada em 2024 após pesquisa de campo das melhores soluções para o transporte. Ele visitou a sede da empresa na China e conheceu a tecnologia. No mesmo ano a Amep participou do lançamento do BUD de Monterrey, no México. O contrato foi assinado em maio deste ano pelo Governo do Estado e a empresa.

“Estamos falando de uma tecnologia que tem custo de implantação três vezes menor do que a dos VLTs e prazo de implantação curto, com vida útil de 30 anos. E reafirmando nosso protagonismo no transporte e na sustentabilidade. Estamos confiantes com esse teste, que começa ainda neste ano, e vamos estudar a aceitação da população e as possibilidade de expansão. É um marco para a mobilidade urbana”, disse Santos.

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o modelo representa um salto tecnológico. “O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes. Estamos investindo muitos recursos nas cidades, melhorando a qualidade de vida e promovendo novidades que podem colaborar com o desenvolvimento econômico”, arrematou.

Como é o Bonde Digital Urbano

O veículo é 100% elétrico, atinge até 70 km/h, tem três vagões com capacidade para 400 passageiros. Segundo informações da fabricante CRRC Nanjing Puzhen, a vida útil do veículo é de 30 anos.

A tecnologia chama-se Digital Rail Transit (DRT) e usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, como se fosse um metrô de superfície, mas sem os trilhos convencionais.

Veja como funciona