A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai ganhar em breve um novo modelo de transporte coletivo. Nesta quinta-feira (4 de setembro), lançou-se oficialmente o Bonde Digital Urbano (BUD), que deve começar a circular em novembro. Fabricado na China, o modal será utilizado em testes, ligando o Terminal de Pinhais e o Terminal de São Roque, em Piraquara.
Nos últimos dias, inclusive, o anúncio da novidade foi marcado por mistério. Nas redes sociais, circularam um vídeo mostrando um caminhão transportando um objeto enorme, coberto por lonas verdes. Nas imagens, aparecia ainda a seguinte mensagem: “Mais uma surpresa boa do Governo do Paraná?”
Hoje, confirmou-se que a novidade é o BUD. O projeto é da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e o governo do Estado está participando com R$ 6 milhões na empreitada para obras de infraestrutura, sinalização, transporte e outros investimentos acessórios. Utilizar-se-á o modelo para testes pelo período de 15 meses.
“Qualidade de vida para os moradores”, exalta prefeito
Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou que a cidade é grata ao governador Ratinho Jr por ter um olhar inclusivo e cuidado com o município. “Piraquara é o berço das águas que abastecem Curitiba e agora está sendo privilegiada em ter esse novo modal, que vai ligar os moradores de Piraquara até Curitiba, passando por Pinhais”, afirmou ele.
O político ainda contou que, como morador de Piraquara, passou a juventude pegando três ônibus para ir e três ônibus para voltar de Curitiba, onde estudava. Por isso, destacou, ele saberia a importância de um veículo como esse. “Hoje o morador de Piraquara está a aproximadamente 25 quilômetros da Capital. Não é fácil ir e vir. É qualidade de vida poder chegar mais cedo em casa. O morador de Piraquara vai economizar, por dia, mais de uma hora”, destacou ainda o prefeito, afirmando cabe à Amep definir a tarifa pelo transporte. “Neste primeiro momento, imagino que não vá ter nenhum valor adicionado ao que já é pago”, apontou.
Como é o Bonde Digital Urbano
O veículo é 100% elétrico, atinge até 70 km/h, tem três vagões com capacidade para 400 passageiros. Segundo informações da fabricante CRRC Nanjing Puzhen, a vida útil do veículo é de 30 anos.
A tecnologia chama-se Digital Rail Transit (DRT) e usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, como se fosse um metrô de superfície, mas sem os trilhos convencionais.