Nem metrô, nem trem, nem ônibus: Grande Curitiba vai testar o bonde digital

Josianne Ritz
PVG_Lingang_DRT_Trams_14&19_@_Feidu_Road,_2023-09-02

Divulgação

A Região Metropolitana de Curitiba vai ser palco de testes com o Bonde Digital Urbano (BUD), fabricado na China. Durante os testes, que devem começar em novembro, o Bonde Digital Urbano, vai circular entre o Terminal de Pinhais e o Terminal de São Roque, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O transporte inédito no Brasil foi anunciado nesta quarta (30) pelo governador Ratinho Jr nas redes sociais.

O projeto é da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). O governo do Estado está participando com R$ 6 milhões na empreitada para obras de infraestrutura, sinalização, transporte e outros investimentos acessórios. O modelo será importado para testes pelo período de 15 meses.

Leia mais

Como é o Bonde Digital Urbano

O veículo é 100% elétrico, atinge até 70 km/h, tem três vagões com capacidade para 400 passageiros. Segundo informações da fabricante CRRC Nanjing Puzhen, a vida útil do veículo é de 30 anos.

A tecnologia chama-se Digital Rail Transit (DRT) e usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, como se fosse um metrô de superfície, mas sem os trilhos convencionais.

Veja como funciona