
Os reservatórios de Curitiba e região metropolitana apresentaram, nesta terça-feria, 10, o menor nível de água desde o início do sistema de rodízio de abastecimento, adotado em maio, de acordo com a Sanepar. De acordo com os dados do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região (Saic), o nível total dos reservatórios está em 26,94% da capacidade do sistema.
Esse patamar está muito próximo os 25%, índice que irá demandar a adoção de maior rigor no rodízio do abastecimento de água na região. O Saic é composto pelas barragens do Iraí ( com apenas 15,53% da capacidade), Passaúna ( com 34,92%), Piraquara 1 (com 25,43%) e Piraquara 2 com 41,94%. Os reservatórios têm capacidades totais diferentes, portanto o nível médio do sistema é um valor ponderado considerando o volume total de água em cada um dos locais.
Desde agosto, o rodízio funciona com 36 horas de abastecimento de água e outras 36 horas sem fornecimento. O próximo passo, segundo a companhia, seria implementar o sistema de 24 horas com água e 48 horas sem.
Por isso, a companhia faz um alerta, é preciso economizar, uma vez que a previsão e normalizadão das chuvas é apenas para março do ano que vem.
DIMINUIR O TEMPO DE BANHO
Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.
DESLIGAR A TORNEIRA NA ESCOVAÇÃO DOS DENTES E USAR UM COPO PARA ENXÁGUE
Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa, terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação.
Não faça a barba durante o banho. Lembre que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.
DESCARGA NO VASO SANITÁRIO
As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês: 480 litros de economia.
LAVAR LOUÇA
O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.
LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR
Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
Use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
VAZAMENTOS
Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiça 3.200 litros de água por mês.