O prefeito Beto Richa e o vice-prefeito Luciano Ducci inauguraram ontem, aniversário de 317 anos de Curitina, a nova linha de ônibus Ligeirão Boqueirão. Com o novo ônibus, será possível encurtar o tempo de viagem, entre o Boqueirão e o Centro, em pelo menos 15 minutos. Esta foi apenas uma das várias inaugurações realizadas ao longo do mês de março.  Ontem também, a população ganhou mais um Armazém da Família, uma escola e até uma nova secretaria foi implantada para atender os direitos da pessoa com deficiência.
Durante março, a Prefeitura inaugurou cerca de 200 obras, entre equipamentos sociais, escolas, quadras cobertas,  entregou a pavimentação de ruas, além da assinatura de outras 400 obras que devem ser tocadas até o final do ano. No  domingo, teve festa no Parque Barigui, que recebeu cerca de 40 mil pessoas. Neste dia, o prefeito cortou o bolo de 317 quilos, presente do Sindicato da Panificação e dos Moinhos Anaconda.

Ligeirão — A nova linha rápida da cidade entrou em circulação nas primeiras horas da manhã. O Ligeirão é um ônibus expresso articulado com capacidade de transportar até 40 mil pessoas por dia útil. Estimativas da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que, em média, passe um Ligeirão a cada quatro minutos nos horários de pico. Para tornar a viagem mais rápida, foram deslocadas as estações-tubos, permitindo a ultrapassagem nas paradas.
O novo ônibus tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a praça Carlos Gomes, os mesmos pontos de chegada e saída do expresso Boqueirão convencional, que faz 17 paradas. A estimativa da Urbs é que parte dos usuários do expresso Boqueirão migre para o Ligeirão. A previsão é que pelo menos 40 mil dos 70 mil passageiros usem o novo ônibus.

A viagem de inauguração do Ligeirão foi acompanhada por cadeirantes, que depois também participaram da criação da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nova área da administração municipal que vai articular as ações deste setor entre todas as secretarias municipais e outras esferas de governo, e formar parcerias com a iniciativa privada e organizações não-governamentais.
“No dia em que Curitiba comemora seu aniversário de 317 anos resgatamos a dívida que a cidade ainda tinha com essa parcela importante de seus moradores, criando uma secretaria que vai encaminhar soluções para as maiores dificuldades das pessoas com deficiência”, disse o prefeito. “Hoje alguns de nós pode dizer que não tem deficiência, mas um dia, no futuro, todos poderemos ter dificuldades de mobilidade, por isso promover e respeitar os direitos da pessoa com deficiência é um investimento em nós mesmos”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marcos Belisário.