
No Paraná, 44% das 399 cidades ainda aparecem no “Deserto de Notícias” em 2023. O deserto de notícia representa aqueles municípios sem veículos de comunicação. Mas, apesar doporcentual parecer alto, a boa notícia é que o número de cidades com veículos de comunicação formais ou digitais, cresceu. No censo deste ano, 31 cidades deixaram de ser desertos. Os dados fazem parte da sexta edição do Atlas da Notícia, o censo realizado pelo Projor e Volt Data Lab para mapear a presença do jornalismo local no Brasil.
Neste ano o Atlas da Notícia identificou uma diminuição de 8% na quantidade de desertos de notícia, aqueles municípios que não têm nenhum veículo jornalístico lá sediado, nos municípios da região Sul do Brasil. As cidades nesta categoria, conforme o levantamento mais recente, somam 504. São 44 municípios a menos do número encontrado na edição 5 do Atlas, publicada em 2022.
No País, o resultado do censo realizado em 2023 mostrou uma redução de 8,6% no total de desertos de notícias. São 256 municípios a menos na conta – ainda assim, restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros que nelas habitam sem acesso a notícias sobre o lugar onde vivem.
É a primeira vez desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2017, em que o número de municípios considerados desertos é menor do que o de cidades que contam com ao menos um veículo de comunicação.
A expansão do digital e a identificação de rádios comunitárias que produzem conteúdo noticioso impulsionou a redução dos desertos.
Os veículos digitais da região Sul somam 1.293, ou 33%, exatamente um terço do total. É um salto de 270 veículos frente aos identificados no levantamento anterior. Este aumento foi identificado em todos os três estados.
Agora, os veículos online representam os mais frequentes da região, superando as 1.273 estações de rádio.
Houve um decréscimo de 54 veículos impressos nos três estados, para 1.066, refletindo a trajetória global do meio. O número de emissoras de televisão permaneceu estável.
No total, a região Sul concentra 26,5% dos veículos do Brasil, com 3.823 empreendimentos, enquanto reúne apenas cerca de 15% da população brasileira.