Paraná

Noitada guarda parte da história da cidade

Bem Paraná

Durante a o passeio, visitamos também alguns lugares que podem já ser considerados parte da historia de Curitiba, como é o caso da Paraguassu Grelhados. O estabelecimento, localizado no bairro Juvevê (Rua Machado de Assis, 525), foi defendido pelo ex-governador e arquiteto Jaime Lerner em um célebre artigo publicado na Revista Ideias em julho de 2011. Na ocasião, diversos estabelecimentos de Curitiba haviam sido fechados por conta de reclamações pelo sossego e a cidade, para muitos, ameaçava se tornar um túmulo. Deixem o bar Paraguassu em paz, escreveu Lerner,.

Segundo Silvana Villa Franca, proprietária do restaurante, o ex-governador tem até cadeira cativa. Para quem for conhecer o local, ela dá a dica: Pode começar com o porquinho do reino de entrada e terminar com a Sopa Paraguassu como sobremesa.

Outro estabelecimento já tradicional, mas ainda desconhecido de muitos, é o Bar do Edmundo, no Bacacheri (Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 1764, e Rua México, 86) que em abril completará 50 anos de existência. Tem muita coisa boa em Curitiba, mas falta divulgação para a gente que não está nessa região da Batel, da Rua Itupava, afirma Jarbas Stromberg, um dos proprietários do estabelecimento que recebe, em média, 150 pessoas por dia e vende quase meia tonelada de bucho por mês — o bucho à milanesa é o carro-chefe da casa.

História também tem Mercearia Fantinato, na Mateus Leme, 2.553, que, como o nome diz, era uma antiga mercearia, aberta em 1953. Até hoje, a casa guarda muito daquele tempo. O balcão ainda é o mesmo, assim como diversos utensílios que decoram a parede. O Fantinato também é famoso pela sua carne de onça, considerada uma das melhores de Curitiba.