Nova onda: Avenida Iguaçu pode virar polo gastronômico de Curitiba

Redação Bem Paraná com CMC
iguacu.jpg

Rodrigo Costa

Entra hoje na pauta da Câmara Municipal de Curitiba a primeira votação do projeto de criação do Polo Gastronômico da Avenida Iguaçu. O novo polo gastronômico estará no trecho que compreende as ruas Buenos Aires e Dr. Alexandre Gutierrez, entre os bairros Rebouças e Batel.

O autor da matéria é Alexandre Leprevost (União), que defende que “a avenida Iguaçu atualmente possui uma grande concentração de restaurantes e bares, sendo um importante polo gastronômico para a cidade”.

Curitiba: a cidade dos polos gastronômicos

Curitiba é uma cidade com muitos destaques na gastronomia e na boêmia. E isso se evidencia pelo número de regiões da cidade que concentram boas opções para quem quer aproveitar a comida ou a noite curitibana. Um levantamento exclusivo feito pelo ‘Bem Paraná’ mostra que a Capital já conta com 10 áreas que viraram Polo Gastronômico nos últimos anos. Além disso, outros 10 possíveis Polos já foram identificados e propostos pelos vereadores.

Os polos gastronômicos, pela definição legal, são “aglomerações urbanas, características por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover a transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, fortalecendo os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

Em Curitiba, existem desde a revisão do Plano Diretor (um mecanismo legal que orienta a ocupação e desenvolvimento do território urbano da cidade), em 2015. Desde então, dez deles foram criados na cidade (sendo aprovados pela Câmara Municipal e sancionados pelo prefeito), sendo que só neste ano dois polos foram criados: o do Jardim das Américas e o do Pinheirinho.

Em breve, no entanto, esse número pode dobrar. Na Câmara Municipal, tramitam outros 10 projetos de lei propostos pelos vereadores para a criação de outros polos.