
As obras da nova Rua da Cidadania de Curitiba, em construção na Cidade Industrial, vai aliar imponência, modernismo e sustentabilidade. O projeto, que une história e inovação, foi vistoriado pelo prefeito Eduardo Pimentel nesta terça-feira (28). A unidade fica na Vila Nossa Senhora da Luz, no coração do conjunto habitacional mais antigo da cidade.
“A nova Rua da Cidadania CIC será um marco de modernidade para Curitiba, deixando os serviços públicos mais próximo dos moradores, mas também integrando as pessoas em uma área revitalizada, que servirá como centro de convívio da população. Tudo isso, valorizando a história dessa comunidade, que é tão representativa para a cidade”, disse Eduardo Pimentel.
O novo empreendimento contará com 14,5 mil m²quadrados de área construída, sendo 8,8 mil m² destinados à ala de atendimento da rua e 5,7 mil m² no subsolo, para estacionamento e serviços gerais. O espaço foi planejado para ser referência no reaproveitamento energético e geração de energia limpa. A estrutura contará com sistemas de captação de energia solar, reuso da água da chuva e um design pensado para integração com os equipamentos públicos que já existem na região.
A obra está com 72% dos trabalhos executados. Neste momento, as equipes trabalham para a instalação de esquadrias, guarda-corpos, equipamentos hidráulicos, elétricos, redes de combate a incêndio, alarmes e cabeamento para serviços diversos, como internet.
Localizada na Rua Orlando Luís Lamarca, 438, o empreendimento está em ritmo acelerado, com previsão de que a obra física seja concluída em maio. A etapa seguinte será a estruturação dos espaços internos.
Eficiência no uso dos recursos naturais na nova Rua da Cidadania
O novo equipamento vai aproximar os serviços municipais dos mais de 206 mil moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e Cidade Industrial. A partir de projeto inovador, que prioriza a eficiência no uso dos recursos naturais, a nova sede da Rua da Cidadania terá um imóvel imponente, com três pavimentos, construído numa região que já abriga instalações municipais nas áreas da Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social.
Serão instalados 433 painéis solares que irão produzir cerca de 240 kW de energia, garantindo economia e sustentabilidade. Com uma área total de 1.118,54 m², o sistema atenderá boa parte das demandas do espaço.
Além de nova e moderna estrutura administrativa, a obra também está requalificando um espaço degradado e ocioso. Parte da área compreendia o antigo ginásio de esporte CSU, na Cidade Industrial. O ginásio está sendo adequado às novas demandas para atividades de esporte e lazer.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a iniciativa destaca o compromisso da administração com soluções inovadoras e sustentáveis para recuperar áreas da cidade.
“Essa obra é um exemplo de como podemos avançar sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente e à história local. Estamos entregando um espaço moderno e eficiente para a comunidade”, ressaltou Jamur.
Projeto arquitetônico
O pavimento inferior, com acesso direto pela Rua Davi Xavier Silva, servirá como estacionamento coberto, espaço para a Guarda Municipal, áreas de apoio, além de espaço esportivo com quadra, vestiários, salas multiuso, de ginástica e de musculação.
No pavimento térreo, com acesso principal pela Rua Orlando Luís Lamarca, ficarão os espaços descentralizados das secretarias municipais para atendimento aos cidadãos. Ali também funcionará a administração, copa e refeitório para servidores, salas de reuniões e mais áreas de apoio.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir do projeto do Ippuc. O investimento, no valor de R$ 41 milhões, é proveniente de recursos próprios do município. A conclusão da obra está prevista para o primeiro trimestre deste ano.
Integração de equipamentos
A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz, a Escola Municipal Albert Schweitzer, a Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz e o Teatro da Vila.
Haverá uma ligação de pedestres desde a Rua da Cidadania até a estação Pedro Gusso, numa extensão de 250 metros, para atender tanto os usuários da Rua da Cidadania, como os do campus da UTFPR, localizado na antiga fábrica da Siemens.
Manutenção do asfalto
Ainda nesta semana, começam os serviços de manutenção do asfalto, com fresa e recape das ruas Orlando Luiz Lamarca e Davi Xavier da Silva, as vias do da frente e dos fundos da nova Rua da Cidadania da CIC. Coordenadas pela Secretaria do Governo Municipal, as equipes vão recuperar, ao todo, cerca de 600 metros de pavimentação.
No final da vistoria, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, onde conferiu as atividades de férias voltadas à comunidade, orientadas pela agente de leitura da Rede Municipal de Ensino, Gabriela Bahr.