
As novenas da Mãe do Perpétuo Socorro completam 65 anos de história em Curitiba em 2025. Celebradas semanalmente às quartas-feiras, elas reúnem pelo menos 35 mil fiéis no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória.
Leia mais
A tradição começou com a chegada dos missionários redentoristas a Curitiba, em junho de 1960. As primeiras novenas foram celebradas na Capela da Glória, localizada na Avenida João Gualberto, reunindo devotos de vários bairros. Com o rápido crescimento da devoção, logo surgiu a necessidade de um espaço maior.
Foi quando nasceu o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inaugurado em 29 de junho de 1969, na Praça Portugal, no Alto da Glória, onde permanece até hoje como referência de fé, acolhimento e ação social. Em 2025, o Santuário completará 56 anos de fundação, com uma história marcada por evangelização, compromisso com os mais pobres e presença constante junto à população de Curitiba.
O fluxo de fiéis é tão expressivo que, nesse dia, uma linha especial de ônibus é disponibilizada para facilitar o acesso ao Alto da Glória, saindo da Praça Rui Barbosa em direção ao Santuário. Ao longo do ano, o Santuário Perpétuo Socorro atrai cerca de 2 milhões de devotos, sendo considerado um verdadeiro patrimônio cultural e religioso de Curitiba.
“Não é só uma devoção, é uma força que movimenta a cidade. As novenas integram fé, cultura e ação social, tocando milhares de vidas toda semana”, destaca o missionário redentorista Padre Joaquim Parron, reitor do Santuário.
As novenas também movimentaram a cidade em 2022, quando o Santuário Perpétuo Socorro de Curitiba celebrou o Jubileu dos 100 anos das novenas no mundo, com uma programação de 24 horas de oração. Ao longo das décadas, os missionários redentoristas mantêm viva essa tradição por meio de celebrações, pregações, obras sociais, escuta, acolhimento e orientação espiritual.
Datas importantes das Novenas do Perpétuo Socorro em Curitiba
- 1960: Chegada dos Redentoristas e início das Novenas Perpétuas em Curitiba, na Capela da Glória, localizada na Avenida João Gualberto
- 1969: Inauguração do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (29 de junho)
- 27 de junho de 1998: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é elevada a Santuário Mariano Diocesano
- 2022: Celebração do Jubileu de 100 anos das novenas no mundo, com 24h de oração
- 2024: Lançamento da Campanha “Restaura a Casa da Mãe”, voltada à manutenção e modernização do Santuário
- 2025: Celebração dos 65 anos das novenas em Curitiba e dos 56 anos de fundação da Igreja/Santuário, com bolo de 65 metros por dia, medalhinhas vindas de Roma e ações solidárias
O Santuário em números
- 35 mil fiéis participam das novenas todas as quartas-feiras
- 17 novenas celebradas nas quartas, das 6h às 22h
- 31 horários semanais de missas, sendo 7 celebrações aos domingos e 3 missas nas quartas (7h, 12h e 21h)
- 2 milhões de devotos visitam o Santuário anualmente
- 70 mil confissões por ano
Serviço especial de transporte:
- Linha exclusiva de ônibus às quartas-feiras: Saída da Praça Rui Barbosa com destino ao Santuário
Comemoração das novenas da Mãe do Perpétuo Socorro vão até o dia 27
