00509482
Foto: Hully Paiva/SECOM

O calçadão da Rua Senador Alencar Guimarães, entre as praças Osório e Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, acaba de receber um novo colorido e frescor. Nesta terça-feira (12/8), foram plantados 18 ipês-brancos com cerca de 3 metros de altura, cultivados durante cinco anos no Horto Municipal da Barreirinha.

Segundo Roberto Salgueiro, responsável técnico pelo plantio, a escolha do ipê-branco levou em conta sua característica de árvore nativa, crescimento rápido e uma florada marcante, que vai contrastar com a vegetação das praças próximas. “O paisagismo urbano vai ganhar uma nova beleza, com as flores brancas que surgirão entre agosto e setembro”, explica.

image

Ipê branco (Foto: Hully Paiva/SMCS)

Antes do plantio, foi feita uma análise detalhada do solo para evitar problemas com tubulações subterrâneas, além de diálogo com os comerciantes locais para apresentar a iniciativa.

A ação integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, da Prefeitura, que busca revitalizar a região central com intervenções que vão desde a arborização até reforço na limpeza de praças, calçadões e ruas, estimulando a circulação e a permanência das pessoas na área.

Comerciantes da região celebram a novidade. Paulo Saçaki, dono de uma lanchonete há 20 anos na rua, afirma: “Vai ficar muito bom com essas novas árvores. A beleza da Praça Osório já é conhecida, e agora teremos mais natureza aqui na frente.” Carlos Matioli, empresário do comércio local, destaca o impacto positivo das revitalizações recentes. “Estamos otimistas com as melhorias. O plantio das árvores traz mais vida e torna o ambiente mais agradável.”

Meio Milhão de Árvores: o verde que transforma Curitiba

Os 18 ipês-brancos fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores, que tem a meta de plantar 500 mil árvores em Curitiba nos próximos quatro anos. Só em 2025, já foram plantadas 100 mil novas árvores na cidade. A iniciativa é um dos pilares do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima), que visa aumentar a resiliência da cidade diante da emergência climática.

Além do impacto visual e estético, a arborização urbana oferece benefícios ambientais e sociais importantes: melhora a qualidade do ar ao reduzir poluentes, ajuda a controlar a temperatura local, reduz o ruído das ruas, mantém a umidade relativa do ar, traz bem-estar psicológico e físico à população, e serve de habitat para a fauna silvestre urbana.

Ipês amarelos estão perto da florada

Quando chega agosto, também começa a florada dos ipês amarelos em Curitiba. Quem anda pelas ruas já vê algumas delas florindo nos últimos dias.

Os ipês são árvores exuberantes que chamam a atenção da população. Em Curitiba, são encontrados facilmente em três cores, roxa, amarela e branca. Os ipês roxos são os primeiros a florir, geralmente no mês de junho, seguidos pelos amarelos, em agosto e setembro, e pelos brancos, no fim de setembro.

image

Ipê amarelo (Foto: Hully Paiva/SMCS)