Paraná Fraudes

Novo golpe: criminosos usam dados de ações trabalhistas e de escritórios de advocacia como isca

Redação Bem Paraná com assessoria
close-up-de-macho-juiz-mao-golpeando-martelo-em-tabela_23-2147898505

Imagem ilustrativa (Freepik)

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) emitiu nesta segunda-feira, 11 de novembro, um alerta para um novo golpe. Desta vez o alvo dos fraudadores são pessoas envolvidas em ações trabalhistas. Eles se utilizam de dados públicos das partes envolvidas para tirar dinheiro delas.

Leia mais:

De acordo com o TRT, os criminosos se passam por sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp. Eles solicitam adiantamento de valores, para pagamento de custas e/ou outros emolumentos para a liberação de alvará judicial.

Por vezes, usam fotos de sócios do escritório ou imagem e/ou logotipo destes escritórios. Até mesmo, conforme relatos de clientes, simulam as vozes dos advogados.

Como se proteger de novo golpe?

Caso receba esse tipo de mensagem, procure sempre sua advogada ou seu advogado por um meio de contato tradicional e já usado anteriormente, como e-mail e telefone fixo. É fundamental ter certeza de que você está conversando com profissionais habilitados (as). Desse modo, a Justiça do Trabalho recomenda:

O TRT-PR recomenda ainda que, em caso de tentativa de golpe, a Ouvidoria seja informada e que se faça uma queixa à Polícia Civil, por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes. O e-mail da Ouvidoria do TRT-PR é ouvidoria@trt9.jus.br.