
O governador do Paraná, Ratinho Junior, inaugura nesta segunda-feira (6) o novo Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul (HMRBS) , na Região Metropolitana de Curitiba. Com a nova estrutura, o hospital se torna referência para todo o Vale do Ribeira, beneficiando uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, que agora não precisarão mais se deslocar para centros maiores em busca de atendimento médico.
Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, o hospital terá infraestrutura completa e equipada para atender moradores do Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná.
O novo Hospital e Maternidade Municipal abre as portas após investimentos superiores a R$ 22 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura e recursos de emendas parlamentares.
A unidade conta com enfermarias adulto e pediátrica, pronto atendimento 24 horas, dois centros cirúrgicos totalmente equipados e 37 leitos hospitalares.
Maternidade volta a funcionar após 20 anos fechada: primeiro nascimento foi de Aurora
A unidade foi reaberta após uma ampla obra de reforma e ampliação. Com isso, a maternidade voltará a funcionar oferecendo atendimento humanizado a gestantes e recém-nascidos de risco habitual, após 20 anos fechada.
Desde a meia-noite desta sexta-feira (3), o Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul passou a realizar atendimentos de gestantes classificadas como de risco habitual. Logo nas primeiras horas de funcionamento, foi registrado o primeiro nascimento: a pequena Aurora, com 3,2 kg, que chegou ao mundo após 40 semanas de gestação.

As equipes das unidades de saúde do município já estão orientando as gestantes para que, em caso de necessidade, procurem diretamente o hospital. É importante destacar que o pré-natal continua sendo acompanhado normalmente nas unidades de saúde de referência de cada gestante.
Enquanto isso, os atendimentos médicos da Rede de Urgência e Emergência permanecem no hospital provisório (antiga UBS Central) até a próxima terça-feira, dia 7 de outubro. Após essa data, os casos de urgência e emergência passam a ser realizados integralmente no HMRBS.
Com o encerramento das atividades do hospital provisório, terá início a reforma do prédio para o retorno da Unidade de Saúde Central, que em breve voltará a atender a população. Mais informações serão divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde nos próximos dias.
O tamanho do novo hospital
Com mais de 3 mil m² de área construída, o novo hospital possui:
- Pronto-atendimento 24 horas para urgências e emergências;
- Centro cirúrgico para procedimentos de baixa e média complexidade;
- 37 leitos, incluindo maternidade e pediatria;
- Estrutura acessível, conforme normas técnicas.
Serviço:
Inauguração do Hospital de Rio Branco do Sul
- Onde: Rua Generoso Marquês – Centro – Rio Branco do Sul
- Quando: 6 de outubro, segunda-feira, às 10 horas