Foi inaugurado neste sábado (12) o novo terminal urbano de transporte coletivo de Campo Largo, como parte das comemorações dos 140 anos de emancipação política do município. A obra foi realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT) e custou R$ 5 milhões. Este terminal representa a concretização de um sonho da população pois o antigo já não atendia mais a demanda, observou o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, ao informar que o local tem capacidade para atender 20 mil passageiros por dia.

O terminal foi denominado de Carlos Jerônimo Zanlorenzi em homenagem ao fundador da Vinícola Campo Largo que também foi deputado estadual, vereador e prefeito da cidade. Em nome da família, Romeu Augusto Zanlorenzi agradeceu a homenagem lembrando que as ações do pai tinham sempre a visão do futuro.

O terminal tem 4.349 m² e foi construído no terreno de 11.418 m² doado pela Prefeitura Municipal. As obras iniciaram em setembro de 2008 e, em 22 de dezembro de 2010, o governo do Estado fez a entrega para a Prefeitura de Campo Largo. Porém o terminal só começou a funcionar na madrugada deste sábado.

Localizado no cruzamento da Avenida Clotário Portugal com a Rua Engenheiro Tourinho, o novo terminal facilitará o acesso tanto ao centro da cidade quanto à BR, melhorando o tráfego de veículos e o fluxo de pedestres. Além do novo espaço, os usuários serão beneficiados com a concentração das linhas urbanas e metropolitanas no mesmo local e não precisarão mais sair do terminal para tomar linhas distintas.

O terminal tem 15 plataformas para embarque e desembarque dos usuários de 23 linhas de ônibus. Também possui plataforma elevada (para o ligeirinho), vagas identificadas para as linhas metropolitanas e urbanas, bilheteria, setor administrativo, sala da Prefeitura, sala da Polícia Militar, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e área verde.