
Uma nuvem misteriosa demarcando uma linha no céu de Curitiba nesta manhã de terça, 8, chamou a atenção de moradores de Capital. Apesar o friozinho de 16º, a nuvem chamada de Stratus foi documentada pelo meteorologista do Lizandro Jacóbsen, no Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Leia mais:
Nuvem misteriosa
A nuvem misteriosa, nas redes sociais, foi comparada até mesmo a um cobertor. Ela são nuvens cinzentas ou brancas, baixas, uniformes e espessas que cobrem grande parte do céu.
De acordo com o Simepar, a transição bastante abrupta entre o céu limpo e o “cobertor” de nuvens se deve a um ar um pouco mais aquecido em níveis mais altos logo acima da superfície (inversão térmica), com deslocamento para leste devido à direção dos ventos.
Ainda conforme o meteorologista, Leonardo Zucuni Furlan, a faixa Leste do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, nesta manhã de terça estão com maior umidade, diferente do interior. Então a condição local favoreceu esta formação. “Não sinaliza chuva”, finaliza.
Chuva avança do Oeste para o Leste
Conforme a previsão do tempo para esta terça-feira, as áreas de instabilidades avançam pelo estado ao longo do dia com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas. Pela manhã já chovia em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para Paraná. O estado pode registrar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Confira aqui
Ao longo do dia, não se descarta a ocorrência de temporais localizados mais nas regiões centrais do Estado. No Leste do Paraná a possibilidade é de que a chuva possa chegar mais no final do dia, começo de noite.
Por conta destas instabilidades, entre as regiões, oeste, sudoeste e centro-sul, as temperaturas ficam amenas no decorrer do dia. Já nas regiões mais ao norte do estado, a tarde será com temperaturas em torno dos 30 °C.
Em Curitiba, a máxima deve ficar em 24ºC, com a predominância de sol. O tempo segue firme e a partir desta quarta, 9, a tendência é de que as temperaturas subam um pouco mais, com mínima de 17ºC e máxima de 23ºC para a Capital.