Conheça o casal que trocou a vida corporativa pelo universo dos gatos online

Em três anos, casal curitibano conquistou milhões de seguidores ao registrar com bom humor a vida com quatro gatos em um apartamento adaptado

Redação Bem Paraná
CARTAO_POSTAL.JPEG

Paulo Rafael Maidl, Jackson dos Anjos e os gatos: audiência fiel com cenas do cotidiano (Fotos: Arquivo pessoal)

Eles mostram o dia a dia com os gatos de forma tão espontânea e divertida que é quase automático deixar escapar um sorriso (ou gargalhada) ao assistir aos vídeos do perfil Rafa do Mika. Com naturalidade, abriram as portas do apartamento em São José dos Pinhais (RMC) e, sem grandes pretensões, construíram uma audiência fiel que se reconhece nas pequenas cenas do cotidiano. Por trás da conta estão Paulo Rafael Maidl e Jackson dos Anjos, que dividem a rotina com quatro protagonistas felinos: Mits, Bob, Gatão e o caçula Café.

O perfil surgiu em 2021, no auge da pandemia. Como tantos outros, Rafael e Jackson passaram a consumir conteúdo em vídeos curtos e decidiram tentar algo próprio. “E se a gente fizesse o nosso?”, lembram. A ideia se concretizou rapidamente. Um dos primeiros vídeos, em que o gato Bob ganha o apelido de “coxinha” durante um passeio, viralizou. Outro, da “meditação com gatos”, também alcançou milhões de visualizações.

“Eu era tímido, nunca gostei de aparecer. Comecei filmando o Jackson e os gatos”, conta Rafael. Na época, cursava Administração de Empresas e, para um trabalho acadêmico, precisava criar uma empresa fictícia. Em 20 dias, a tal empresa já tinha 80 mil seguidores. “Pensei: então é possível.”

Rafael trabalhava em uma multinacional em São José dos Pinhais e não estava satisfeito. Ao lado de Jackson, decidiu planejar a transição. “Se fosse para trabalhar o resto da vida com algo, teria que ser com o que amamos”, diz. A resposta estava ali: os gatos.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo ganhou corpo e profissionalismo. O apartamento foi adaptado com estruturas pensadas para os felinos — um processo conhecido como “gatificação”. Cada um dos gatos tem uma personalidade bem definida nos vídeos. “Nosso trabalho é ficar com o celular na mão e contar o que aconteceu de forma divertida”, resume Rafael. “Eles fazem o que querem, e a gente registra.”

O perfil acumula hoje mais de um milhão de seguidores no TikTok, mais de 180 mil no YouTube e quase 700 mil no Instagram. A proposta é manter tudo leve. “Apesar de sermos um casal homoafetivo, não militamos. Queremos que nosso conteúdo seja para todos”, diz Rafa. Permanecer na Região Metropolitana de Curitiba também foi uma escolha, apesar do sucesso do perfil: estão próximos das famílias e têm apoio desde o início.

Aliás, para quem pensa transformar as redes sociais em um negócio, Rafael tem uma dica: “Não pense só em viralizar. Produza com consistência, com amor e estratégia. Se você gosta do que faz, o público sente”.

Sem pensar em apenas viralizar, mas fazer com consciência

Nova etapa

Agora, o universo de Rafa do Mika também vai ganhar uma obra de ficção. Com lançamento previsto para agosto, o livro Lentigo e o Gato ultrapassou a marca de 3 mil unidades vendidas antes mesmo de chegar às prateleiras. A história gira em torno de Lentigo, um demônio que trabalha em uma corporação infernal onde burocracia e metas inalcançáveis dominam a rotina dos funcionários. A semelhança com a vida real não é mera coincidência.

No entanto, apesar da ambientação sobrenatural, o livro é uma alegoria da vida adulta, com suas cobranças, estruturas engessadas e a perda de sentido no cotidiano corporativo. Lentigo está completamente imerso nesse sistema até ser inesperadamente transportado ao “mundo real”. Lá, conhece um gato e, com ele, reencontra uma parte esquecida de si mesmo.
A narrativa se passa durante a Páscoa, o que não é coincidência: simboliza o renascimento de Lentigo como um ser capaz de se importar com o outro. O livro convida o leitor a refletir sobre o que realmente importa na vida e como, muitas vezes, as obrigações do mundo adulto nos afastam de nossa própria humanidade. “É o que os japoneses chamam de ficção de cura. Espero inspirar as pessoas a fazerem o que realmente gostam”, revela Rafa. Mais informações podem ser obtidas no perfil Rafa do Mika.

Universo do Rafa do Mika vai ganhar livro em agosto