A quarta-feira foi de chuva o dia inteiro em praticamente todo o Estado. Em Curitiba, a noite chegou quase oito horas antes. Antes do meio-dia, o céu já estava escuro, anunciando o que viria a seguir. O aguaceiro que atingiu a Capital provocou correria nas ruas e pontos de alagamento em pontos isolados da cidade. No Centro, no Bairro Novo e na Fazendinha, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atendeu a casos de alagamento, provavelmente provocados pelo excesso de água e bueiros parcialmente entupidos. Uma árvore de grande porte também foi ao chão, bloqueando o tráfego na Avenida Iguaçu. A árvore ficou atravessada parcialmente na rua, mas foi rapidamente retirada pela Prefeitura.

No interior, também houve estragos. Em Cascavel e Santa Helena, os ventos atingiram a velocidade de 90,3 km/h e de 78,8 km/h respectivamente. Os volumes de chuvas também foram consideráveis. Em apenas 1 hora — das 13 às 14 horas — Foz do Iguaçu registrou 36,4 milímetros de chuva e Santa Helena 42,8 mm.

Os ventos fortes derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica e provocaram a quebra de dezenas de postes, além do rompimento de cabos de baixa e alta tensão. Pelo menos uma torre da linha de transmissão de 138 mil volts entre Cascavel e Assis Chateaubriand caiu durante a tempestade. No Oeste e em parte do Sudoeste do Estado cerca de 240 mil domicílios ficaram sem luz.

O tempo instável foi resultado de uma frente fria, com o ar úmido e muito quente. As condições meteorológicas eram favoráveis à permanência dos temporais até o final do dia. Hoje, as chuvas ocorrem desde as primeiras horas do dia no Estado, mas o eixo principal de instabilidade avança gradualmente para São Paulo e à tarde as chuvas mais significativas se concentram na metade norte paranaense, onde ainda há risco de temporais. Em Curitiba e região o céu fica bastante encoberto, com chuvas eventuais e temperaturas amenas.

Temperaturas — Depois da entrada da frente fria, as temperaturas devem ficar bem amenas na parte mais ao Sul e Leste do Estado. Em Curitiba, hoje os termômetros oscilam entre 16 e 23 graus, mas podem cair para 14 a 21 graus até o domingo. A previsão no site do Instituto Tecnológico Simepar é de chuva até o final de semana.