Consulta final aconteceu ao longo da semana passada (Pedro Ribas/SMCS)

Educação, obras e saúde foram, nessa ordem, as três áreas da administração pública municipal campeãs de pedidos de intervenções ou serviços no Fala Curitiba 2023 em toda a cidade. Encerrada na sexta-feira (4), a consulta pública chamou a atenção pelos números de participação popular e demandas registradas – todos superiores aos de 2022.

Participaram 34.044 pessoas desde o dia 3 de abril, quando começou a votação, por meio dos formulários virtuais, dos impressos da unidade volante Fala Móvel e nas reuniões presenciais, um crescimento de 51% em relação a 2022, quando 22.418 pessoas votaram. Em todas as fases houve 80.811 interações, contra 61.571 em 2022.

Na Regional Boa Vista o mais votado foi Conservação e manutenção da UPA Boa Vista. No Cajuru a ampliação/construção de salas de atendimento no CMEI Moradias Iguaçu. Na Regional Bairro Novo, construir uma unidade de saúde entre o Sambaqui e o Ganchinho. No Tatuquara, a ampliação de vagas na Educação Integral.

No Pinheirinho o item mais votado foi a ampliação de ações de prevenção e promoção em toda as unidades de Saúde, com foco nos cuidados das doenças crônicas. No Boqueirão, a pista de atletismo em saibro no Parque Náutico.

Na CIC, a agilidade nas consultas e exames especializados. No Portão, a quadra coberta na Escola Campo Mourão. Na Regional Matriz, a diminuição da fila para consultas especializadas. Na Regional Santa Felicidade, o realinhamento da curva da Rua João Azolin, no encontro com a Rua Nicolau José Gravina.