Em reunião realizada ontem, à tarde, no auditório do Provopar, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, fechou acordo com os feirantes da avenida Saul Elkind, com relação ao lixo produzido nas feiras dominicais. A partir deste domingo (dia 14), os feirantes deverão fazer, rigorosamente, a separação do lixo orgânico do lixo reciclado, além de providenciar o acondicionamento do lixo orgânico que será recolhido pela Fossil.

Segundo o diretor de Operações da CMTU, Fábio Reali, os feirantes concordaram em obedecer o horário de encerramento da feira, às 14h, para que a varrição da avenida possa ser feita pela empresa Ecosystem, até as 16h. Dessa forma, a partir das 16 horas, o lixo orgânico poderá ser recolhido totalmente pela Fossil, deixando a avenida limpa para ser utilizada pelos moradores da região.

Reali também estabeleceu o horário das 13h30 às 14h, para que a ong de reciclagem recolha o lixo já separado pelos comerciantes, e entregue os sacos verdes que serão utilizados no domingo seguinte. Ele acredita que até o final deste mês de janeiro, a rotina de horários, passe a ser seguida por todos os feirantes, resolvendo definitivamente o problema.  

Com relação aos comerciantes da avenida, que muitas vezes deixam o lixo nos canteiros, provocando sujeira e transtornos também aos feirantes, será estabelecido o horário próximo das 16h, para que o lixo seja colocado em frente aos estabelecimentos, e seja recolhido ao mesmo tempo que o lixo da feira. Até o final dessa semana, a equipe de fiscalização da CMTU estará visitando todos os estabelecimentos comerciais da avenida, determinando o horário e os locais a serem obedecidos para a colocação do lixo.

O presidente da comissão de feirantes da Saul Elkind, Marcio Godoi, afirmou que todos os participantes deverão seguir as determinações da CMTU, mas aproveitou para solicitar da companhia uma fiscalização aos camelôs e um apoio junto à Polícia Militar para maior segurança do local. Reali determinou que uma equipe de fiscalização faça um trabalho junto aos camelôs que também utilizam a avenida durante a feira, para exigir que também contribuam com a limpeza e cumpram rigorosamente o horário das 14h, para o encerramento das atividades.

Com relação ao policiamento, Reali se comprometeu com os feirantes em fazer um contato com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Roberto Moura Rocha, que atende a região norte da cidade, solicitando a colaboração da corporação. O diretor da CMTU considerou a reunião extremamente produtiva, afirmando que, caso as determinações não sejam obedecidas, a companhia irá aplicar as sanções previstas no Código de Posturas do Município.