Paraná Terça e quarta-feira

Bairros de Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária ficam sem água. Veja quais e porque

Redação Bem Paraná com assessorias

Agência Brasil

Uma obra da Sanepar vai interromper o abastecimento de água em bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, nesta terça-feira (29) e na quarta-feira (30). Com isso, segundo a companhia, o rodízio nesses locais será suspenso.

A interligação de uma nova adutora da captação do Rio Iguaçu teve início em janeiro de 2020, com investimentos de R$ 6,2 milhões, e a previsão é que seja concluída daqui a seis meses.

Na terça, a suspensão do abastecimento será a partir das 6 horas, com normalização na quarta, às 18 horas.

Curitiba:

Abranches,

Bigorrilho,

Bom Retiro,

Mercês,

Pilarzinho,

São Francisco,

São Lourenço,

Vista Alegre,

Cascatinha,

São João,

Água Verde,

Boqueirão Capão Raso,

CIC,

Fanny,

Fazendinha,

Guaíra,

Hauer,

Lindóia,

Novo Mundo,

Pinheirinho,

Portão Santa Quitéria,

Seminário,

Vila Izabel,

Xaxim.

Na quarta, o abastecimento será interrompido a partir das 6 horas, com normalização na sexta-feira (2), às 4 horas. Veja abaixo os bairros afetados nesse período:

Curitiba:

Guabirotuba,

Uberaba,

Alto Boqueirão,

Boqueirão,

Hauer,

Cajuru,

Jardim das Américas,

Jardim Botânico,

Rebouças,

Centro,

Cristo Rei,

Hugo Lange,

Prado Velho,

Juvevê,

Alto da XV;

São José dos Pinhais:

Guatupê,

Ipê,

Academia,

Cristal,

Cidade Jardim.

Queda de energia

A Sanepar informa que, nesta terça-feira (29), uma queda de energia na captação do Sistema Passaúna afeta o abastecimento de água de bairros de Curitiba e Araucária. A previsão é que o fornecimento seja normalizado de forma gradativa a partir das 16 horas.

Confira os bairros afetados por falta de água ou baixa pressão na rede:

Curitiba: Cidade Industrial, São Miguel e Augusta.

Araucária: Barigui, Thomaz Coelho, Capela Velha, Sabiá, Tindiquera, Costeira, Cachoeira, São Miguel, Olaria, Jardim Las Vegas, Arvoredo, Jatobá, Panamérica e Jardim Atenas.

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha um reservatório de pelo menos 500 litros.

A orientação é evitar desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Crise hídrica e rodízio

A região enfrenta crise hídrica, e está em sistema de rodízio desde março de 2020. O abastecimento na região está em esquema de 60 horas de fornecimento de água e 36 horas sem água.

A Sanepar informou que o rodízio só deve ser suspenso quando os níveis das barragens estiverem acima de 80%. Anteriormente, a companhia chegou a anunciar que para o fim do rodízio era necessário que os níveis dos quatro reservatórios do sistema estivessem, na média, acima de 60%.

Ainda conforme a Sanepar, os reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) estão com nível médio de 54,31% nesta sexta. Confira o nível de cada barragem:

  • Iraí: 43,29%
  • Passaúna: 57,29%
  • Piraquara I: 57,14%
  • Piraquara II: 75,07%