
Oficialmente nomeado no dia 3 de setembro, o Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco começa a receber itens para a UTI e centro cirúrgico, além de outros espaços hospitalares. O enfoque de obras agora é na área interna e recebimento de equipamentos. A prefeitura de Pinhais incentiva a atribuição de vagas de emprego no local com um evento na Agência do Trabalhador de Pinhais, ocorrendo de 1 a 3 de outubro. O hospital é 100% SUS.
O avanço na construção conta com instalações em aço e marcenaria para espaços administrativos, recepções e áreas de apoio assistencial. Balcões, armários e similares estão na fase final dos trabalhos. Sinalização de emergência foi instalada em todos os andares.
Um destaque é o 4º pavimento, onde os trabalhos de acabamento estão praticamente finalizados, com instalações elétricas e hidráulicas prontas. Os espaços já estão sendo preparados para receber os modernos equipamentos médicos, enquanto as réguas de gases medicinais estão em processo de instalação.
As camas e berços que equiparão as enfermarias já foram entregues. (Foto: PMP)
Um dos momentos mais aguardados já começou: o recebimento dos equipamentos hospitalares, mobiliário e itens de infraestrutura. Uma equipe técnica especializada acompanha todo o processo de conferência, armazenamento e cumprimento do cronograma de instalação. Há prioridade para os equipamentos destinados à UTI, centro cirúrgico e diagnóstico por imagem, setores críticos para a fase de qualificação que se aproxima. As camas e berços que equiparão as enfermarias já foram entregues.
Na parte externa, os serviços na fachada seguem em andamento, evoluindo para a finalização completa da aparência do prédio.
A construção é executada pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor da licitação que regulamenta a concessão administrativa via Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Pinhais. A viabilização da obra e operação do Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco tem o aporte de aproximadamente R$ 126 milhões em valores atualizados, provenientes de recursos próprios da prefeitura, por meio do programa de investimentos Avança Pinhais, e contrapartida do parceiro privado. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.
Com atendimento 100% SUS, o hospital contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI, centro cirúrgico, salas para partos normais, pronto-socorro obstétrico, ambulatório e centro de especialidades, além de estrutura completa para exames como tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.