
A obra emergencial que recuperou 500 metros do asfalto da via marginal do Contorno Leste (BR 116) conhecida como Estrada do Ganchinho, no Umbará, em Curitiba, foi finalizada na manhã desta terça-feira (29).
Iniciada na tarde da última sexta-feira (25), a intervenção foi determinada pelo prefeito Eduardo Pimentel para garantir segurança e trafegabilidade na via que está em área de concessão da rodovia.

Fotos: Hully Paiva
As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalharam inclusive no final de semana para acabar com os buracos e recuperar as condições de uso da via. As melhorias foram realizadas no sentido Sul, no trecho entre a entrada do Posto Dois Irmãos e a agulha de acesso ao contorno.
Embora a responsabilidade legal pela manutenção da via não fosse do município, e sim da concessionária responsável pela rodovia federal e de uma empresa privada, conforme processo judicial em curso, o Município optou por intervir de forma emergencial diante do risco de acidentes e das reclamações recorrentes da população.
Sem ações paliativas
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas, explica que a situação do asfalto estava muito deteriorada e não havia como seguir apenas com ações paliativas, de tapa-buraco, como vinha sendo feito para minimizar a situação até se ter a solução judicial da questão.
“Nós executamos a obra a partir de uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel e porque tínhamos uma decisão judicial que nos deu amparo legal para fazer. Então, após avaliação decidimos fazer a reciclagem do trecho, uma drenagem complementar, uma passagem elevada e toda a sinalização, assegurando uma condição de qualidade de trafegabilidade naquele trecho”, disse Jamur.
A partir de agora a Procuradoria Geral do Município vai continuar com ação junto à Justiça para ter a efetiva definição da responsabilidade da manutenção daquele trecho. Os custos dos investimentos na intervenção serão anexados à ação judicial em trâmite.
Reciclagem do asfalto

Foto: Hully Paiva
A obra seguiu o método moderno e sustentável que aproveita o material que já existe na pista. Os trabalhos foram executados pela Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Os trabalhos iniciaram com a aplicação de cimento sobre o pavimento atual. Depois, máquinas especiais misturaram esse cimento com o asfalto antigo, formando uma nova base mais resistente, sem precisar remover todo o material antigo. Essa base foi nivelada, compactada e selada, para garantir que fique firme e protegida contra infiltrações. Em seguida, foram aplicadas duas novas camadas de asfalto com borracha, um material mais durável, que ajuda a reduzir o ruído e aumenta a vida útil da rua.
Esse processo garante mais qualidade e resistência ao pavimento, com menos impacto ambiental e mais economia. A sinalização da via foi feita na manhã desta segunda-feira (28/7).
Processo judicial
A abertura da via no trecho em questão – na área de domínio da concessionária responsável pela rodovia federal – foi executada por meio de um contrato entre a concessionária e uma empresa privada. Desde 2019, a via apresenta falhas estruturais, com histórico de notificações extrajudiciais e perícias técnicas que apontaram vícios na execução da obra.
O caso segue sendo acompanhado pela Procuradoria Geral do Município.