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Prefeitura de Curitiba inicia obra emergencial na Estrada do Ganchinho para garantir segurança viária. Curitiba, 25/07/2025. Foto: Renato Próspero/SECOM

Uma obra emergencial na marginal do Contorno Leste, em Curitiba, começou nesta última sexta, 25, e deve causar bloqueios na região ao menos por uma semana. Os trabalhos são na recuperação do asfalto na Estrada do Ganchinho, via marginal do Contorno Leste (BR-116), no bairro Ganchinho.

O trecho que receberá a intervenção tem 500 metros de extensão, no sentido sul, entre a entrada do posto Dois Irmãos e a agulha de acesso ao contorno.

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A previsão é de que os trabalhos durem aproximadamente uma semana, com atuação das equipes sempre das 9h às 16h. Durante o período de execução, haverá bloqueios parciais em meia pista tanto nas marginais quanto nas alças de acesso. Fora do horário das obras, o tráfego será liberado. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas e o local estará devidamente sinalizado.

Intervenção emergencial no Contorno Leste

Embora a responsabilidade legal pela manutenção da via não seja do município, e sim da concessionária responsável pela rodovia federal e de uma empresa privada, conforme processo judicial em curso, o Município optou por intervir de forma emergencial diante do risco de acidentes e das reclamações recorrentes da população.

“A marginal vai receber uma intervenção emergencial para recuperar as condições mínimas de trafegabilidade e segurança”, explica Luiz Fernado Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.

Reciclagem do asfalto na marginal do Contorno Leste

A obra seguirá o método moderno e sustentável que aproveita o material que já existe na pista. Os trabalhos serão executados pela Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Tudo começa com a aplicação de cimento sobre o pavimento atual. Depois, máquinas especiais misturam esse cimento com o asfalto antigo, formando uma nova base mais resistente, sem precisar remover todo o material antigo.

Essa base é então nivelada, compactada e selada, para garantir que fique firme e protegida contra infiltrações. Em seguida, são aplicadas duas novas camadas de asfalto com borracha, um material mais durável, que ajuda a reduzir o ruído e aumenta a vida útil da rua.

Esse processo garante mais qualidade e resistência ao pavimento, com menos impacto ambiental e mais economia.

Segundo o diretor da Utip, Diego Prendin, a escolha por esse método considera o estado avançado de deterioração da pista.

“A reciclagem do asfalto foi definida considerando as severas condições de degradação da estrutura existente (que apresenta patologias recorrentes, tais como buracos, afundamentos e trincamentos múltiplos), as quais não podem mais ser resolvidas por meio de intervenções superficiais ou paliativas”, explica.

Diego Prendin, diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Smop

Ainda de acordo com o diretor, o objetivo é prolongar a vida útil do pavimento, garantindo um desempenho satisfatório até que seja possível implantar uma solução definitiva.

Processo judicial

A Prefeitura de Curitiba reforça que a medida emergencial visa exclusivamente garantir a segurança viária e que, paralelamente, adotará providências legais para buscar o ressarcimento dos recursos investidos junto aos responsáveis.

A abertura da via no trecho em questão – na área de domínio da concessionária responsável pela rodovia federal – foi executada por meio de um contrato entre a concessionária e uma empresa privada. Desde 2019, a via apresenta falhas estruturais, com histórico de notificações extrajudiciais e perícias técnicas que apontaram vícios na execução da obra.

O caso segue sendo acompanhado pela Procuradoria Geral do Município.