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(Foto: DER)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná divulgou o resultado final da licitação que vai garantir a restauração e ampliação de 51,86 quilômetros da PR-466, considerada essencial para o Vale do Ivaí e a região Central do estado. O consórcio vencedor é o Construtor PR-466 – Porto Ubá, formado pelas empresas Tripoloni e Consol, com proposta de R$ 558,59 milhões.

Com o resultado definido e sem apresentação de recursos por outros participantes, o processo segue para homologação oficial e, depois, para a assinatura do contrato. A publicação ocorre no Diário Oficial e no portal Compras Paraná, etapa que antecede o início da obra.

Trecho terá duplicação, viadutos e pavimento rígido

A intervenção começa em Porto Ubá, em Lidianópolis, passa por Jardim Alegre e Ivaiporã e segue até o acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas. Todo o trajeto receberá pavimento rígido em concreto pela técnica whitetopping, que utiliza o asfalto já existente como base para o novo revestimento. O projeto também prevê a duplicação de 15,9 km, a implantação de 17,18 km de terceiras faixas, acostamentos, vias marginais e seis novos viadutos.

Os novos viadutos serão construídos em Lidianópolis, substituindo a rotatória da Rua Mato Grosso; entroncamento da PR-082, acesso para Lunardelli; dois viadutos em Jardim Alegre, na Avenida Mattos Leão; dois em Ivaiporã, nos entroncamentos com a PR-846 e com a Avenida Ladislao Gil Fernandes.

Duplicação beneficia áreas urbanas de Jardim Alegre e Ivaiporã, no Paraná

A duplicação se concentra no trecho urbano dos dois municípios, começando antes do entroncamento com a PR-082 e seguindo até próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã. Outra melhoria relevante é o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, que terá acostamentos e espaço seguro para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura possui 289,6 metros de extensão.

O projeto ainda inclui rotatórias modernizadas, novos retornos, iluminação, drenagem, sinalização completa e outras intervenções para dar mais fluidez e segurança ao tráfego.

Prazo total de execução será de 1.020 dias

A obra será realizada em regime de Contratação Integrada, que inclui desde a elaboração dos projetos até a entrega final. Serão 300 dias para o projeto básico e executivo e mais 720 dias para a execução da obra, totalizando 1.020 dias.

Com a confirmação da empresa responsável e o início dos trâmites contratuais, a PRC-466 se aproxima de uma das maiores transformações de sua história, trazendo melhorias estruturais que deverão impactar diretamente a mobilidade e o desenvolvimento regional.