250424_-_ete_atuba_sul_-_etapas_concluidas_21
(Foto: Sanepar)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu as etapas iniciais da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Atuba Sul, em Curitiba. Com investimento superior a R$ 300 milhões, a obra promete beneficiar mais de 1 milhão de pessoas da região Leste da capital e de municípios da Região Metropolitana, aumentando a capacidade da estação e modernizando o sistema de tratamento de esgoto.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, diz que com essas etapas 85% das obras estão concluídas. “Diversas unidades já estão em operação, melhorando a performance do efluente final que lançamos no rio. Em cerca de um ano, teremos a ETE funcionando com total capacidade e eficiência, trazendo benefícios sem precedentes para a população”, afirma Leura.

A melhoria da qualidade da água devolvida ao meio ambiente também é destaque. “Hoje, a água tratada sai com 70 miligramas de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Nossa meta é chegar a 25 miligramas. Isso significa ter uma água ainda mais pura e limpa, que é devolvida ao Rio Atuba com uma qualidade melhor do que a do próprio rio”, explica Julio Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social.

Inovação

A estação também passa a gerar parte da própria energia. O biogás, produzido a partir dos resíduos, será utilizado para secar o lodo e produzir energia limpa. Com isso, 20% da energia usada no tratamento virá dos próprios resíduos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e economia circular.

“Todo o investimento realizado na ETE Atuba Sul é reflexo do esforço da Sanepar para chegar à universalização do saneamento. Obras como essa, cada vez mais sustentáveis e com uma performance ainda mais eficiente, resultam em um benefício enorme ao meio ambiente e mais saúde e qualidade de vida para a população”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.