Saiu o edital de licitação para a etapa do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade para os bairros Campão Raso e Novo Mundo. Com valor estimado em R$ 99,1 milhões, o edital prevê a contratação das obras do Lote 2 – Pacote 2 do projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2.
Leia mais:
As obras abrangem a requalificação de 25 ruas nos bairros dois bairros. Estão previstos serviços de pavimentação, paisagismo, drenagem, acessibilidade e faixas exclusivas para ônibus, entre outras melhorias que vão ampliar a eficiência do transporte coletivo.
- Veja como será o novo Terminal Capão da Imbuia; licitação é aberta
- Viaduto Curitiba-Pinhais avança com produção de vigas longarinas de 610 toneladas e melhorias viárias
Quais ruas passarão por requalificação?
O pacote inclui intervenções nas seguintes vias: Avenida Brasília e ruas Bôrtolo Gusso, José Gomes de Abreu, Hellen Keller, São Judas Tadeu, Prefeito Ambrósio Bini, Fernandes Vieira, Dante Luiz Junior, Delegado Naby Paraná, Pedro Américo, Pedro Bonat, João Bonat, Pedro Gusso, Luis Del Gobbo, Vereador Adeodato Volpi, Professor João Mazzarotto, João Marquesi, Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas, Marechal Althayr Roszanniy, Santa Regina, Catarina Scott, Deputado Valdomiro Pedroso, André João Gasparin, Francisco Ader e Antônio Freitas Barbosa.
Haverá também abertura de novas vias, como nos trechos da André João Gasparin, entre o Mercado Municipal Capão Raso e a Avenida Brasília, e a conexão entre as ruas Pedro Gusso e Luis Del Gobbo.
Ao todo, serão requalificados 8,8 quilômetros de vias, incluindo trechos com pavimento de concreto nas ruas Delegado Naby Paraná e Antônio Freitas Barbosa.
A requalificação também contempla correções geométricas em cruzamentos, drenagem pluvial e nova sinalização. Entradas residenciais, acessos a comércios e embocaduras de vias perpendiculares foram tratados de forma integrada ao projeto paisagístico, para adaptar as intervenções ao tecido urbano. O prazo de execução previsto é de 18 meses a partir da emissão da ordem de serviço.
Momento inédito
O novo pacote de obras integra a política de mobilidade urbana da gestão do prefeito Eduardo Pimentel. O volume de obras viárias em execução reflete um momento inédito de investimentos coordenados e integrados.
De acordo com Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), órgão responsável pela coordenação dos projetos com financiamento internacional em Curitiba, as intervenções no Capão Raso representam um avanço significativo na infraestrutura urbana da região.
“Estamos falando de um dos trechos mais dinâmicos da cidade, com grande circulação de pessoas, comércio ativo e demanda constante por serviços públicos. Essa etapa do Novo Inter 2 vai requalificar ruas importantes, melhorar a mobilidade e valorizar ainda mais o bairro”, diz Teixeira.
Edital
A licitação será regida pelo regime de empreitada por preço unitário. As empresas interessadas deverão apresentar propostas conforme os termos previstos no edital, disponível no portal de compras da Prefeitura de Curitiba.
A concorrência será realizada na modalidade Licitação Pública Nacional (LPN), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A sessão pública para abertura das propostas será no dia 21 de agosto.
Novo Inter 2
O Lote 2 – Pacote 2 é uma das etapas essenciais do programa de modernização do Inter 2, linha de ônibus de alta demanda que transporta cerca de 181 mil passageiros por dia e atende 28 bairros de Curitiba. Ao todo, o projeto de requalificação viária do Inter 2 abrange mais de 38 quilômetros de obras, com US$ 106,7 milhões em investimentos financiados pelo BID e contrapartidas do município.