
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, já atingiram 70% de execução, com avanços significativos nos acessos viários que ligarão a estrutura à PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba. Os acessos foram projetados para garantir fluidez ao tráfego, integração com o novo sistema viário e segurança para pedestres e ciclistas.
Nesta terça-feira (19), o Consórcio Nova Ponte divulgou as primeiras imagens de como os acessos ficarão quando concluídos. As imagens mostram ciclovias, rodovias, rotatórias, divisão de fluxos, áreas para pedestres e paisagismo. O trecho de acesso no lado de Guaratuba tem cerca de 940 metros, enquanto no lado de Matinhos são aproximadamente 880 metros, totalizando 3,07 quilômetros incluindo a ponte.
Em julho, um dos principais avanços da obra foi o rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras, com execução de contenções compostas por solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento.
Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, estão previstas 200 mil metros cúbicos de terraplenagem (escavação e aterro) e 50 mil metros quadrados de pavimentação, incluindo reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
No lado de Guaratuba, uma rotatória dará acesso ao Centro da cidade e à praia de Caieiras, enquanto o rebaixamento do morro melhora a rampa existente, com contenções em 10 mil metros quadrados de área. No lado de Matinhos, as equipes avançam na drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600, com destaque para o ramo 500, que dá acesso à comunidade de Cabaraquara e margeia o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
O projeto inclui ainda espaços para pedestres, ciclistas e paisagismo, reforçando a integração urbana e a mobilidade na região.