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Liberação do trânsito no cruzamento na rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido. Curitiba, 03/09/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

A Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido foi liberada para trânsito pela Prefeitura de Curitiba na manhã desta quarta (3). A liberação aconteceu dez dias antes do previsto.

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A passagem aos motoristas foi restabelecida durante a vistoria feita pelo prefeito Eduardo Pimentel ao local que continua com intervenções, porém agora sem a necessidade de restrição aos veículos.

O bloqueio total da Rua Eduardo Sprada no trecho entre as ruas Maria Bizinelli e Luiz Tramontin precisou ser feito em agosto, para a implantação de uma nova galeria celular de grande porte no Rio Mossunguê. A estrutura faz parte das obras de macrodrenagem da Bacia do Rio Mossunguê e vai mais que dobrar a capacidade de vazão das águas da chuva na região.

A duração do bloqueio na Rua Eduardo Sprada havia sido estimada em 30 dias, para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores depois que o local da obra apresentou instabilidade no solo e para acelerar o ritmo da obra, cujo objetivo é prevenir alagamentos em cinco bairros e beneficiar cerca de 35 mil pessoas na região.

“A liberação antecipada mostra como trabalhamos: gestão organizada, foco no que importa e obras concluídas. É assim que Curitiba trabalha”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. “Estamos liberando o tráfego na Eduardo Sprada dez dias antes do prazo previsto e com uma inovação: uma rotatória que vai trazer mais segurança para o trânsito local”, anunciou.

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Nova rotatória na Rua Eduardo Sprada

Acompanhado dos secretários municipais Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas) e Marc Sousa (Comunicação Social) e do superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, o prefeito falou sobre a implantação da rotatória no cruzamento das ruas Eduardo Sprada e Luiz Tramontin, ponto de grande circulação.

Para reduzir conflitos no trânsito, a estrutura inicialmente é feita com sinalização e, após a conclusão dos serviços em andamento, será substituída por uma rotatória em formato de “pires invertido”, com o centro rebaixado, para que os carros circulem normalmente e veículos grandes, como ônibus e caminhões, consigam passar sem dificuldade.

172 peças de concreto

A liberação da pista da Eduardo Sprada acontece após o fim da implantação das 172 peças de concreto que foram distribuídas em duas fileiras paralelas, com 7 metros de largura por 3,5 metros de altura, formando a galeria de 43 metros de extensão. A nova galeria substituiu uma antiga travessia que estava subdimensionada.

A rua ganhou nova pavimentação no trecho que passou pela escavação e já está com nova sinalização. O secretário Luiz Fernando Jamur explicou que agora os trabalhos seguem nas laterais da pista, com a execução das abas de proteção da galeria, serviços de recomposição da área e paisagismo, implantação de calçadas acessíveis e meio-fio.

“Vamos continuar os serviços complementares até a entrega, em dezembro, da totalidade desse conjunto de obras de macrodrenagem na Bacia do Mossunguê, que beneficiará cerca de 35 mil moradores dos bairros Campo Comprido, Mossunguê, Santo Inácio, Orleans e São Braz. As partes de contenção as águas estão concluídas, e agora os trabalhos serão para a recomposição da área e implantação de um espaço de lazer com pista de caminhada, iluminação e paisagismo”, disse Jamur.

Rio Mossunguê

O conjunto de ações que a Prefeitura de Curitiba está fazendo na região da Bacia do Rio Mossunguê visa minimizar os impactos das chuvas em uma região de quase 8 km². 

A intervenção conta com uma bacia de detenção, que já foi implantada em terreno próximo à nova galeria, com capacidade para armazenar até 21 mil m³ de água — o equivalente a 21 mil caixas d’água de mil litros -, quatro diques de contenção, muros de proteção, gabiões, áreas verdes e recuperação de mata ciliar, que será realizada após as obras.

Ao longo das intervenções, cuja conclusão total está prevista para dezembro, é possível que em determinados momentos aconteçam bloqueios parciais, momentâneos, por causa de movimentação de máquina.

“Reforçamos a importância de condutores, ciclistas e pedestres redobrarem a atenção ao passar pelo local que ainda recebe obras, garantindo assim a segurança de todos”, destaca o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti.

Afluente do Barigui

No último verão, mesmo sem estar concluída, a bacia já apresentou resultados positivos no controle das cheias. “Uma importante contribuição para o sistema de drenagem da cidade, uma vez que o Rio Mossunguê é um afluente do Rio Barigui. As intervenções a montante (rio acima) favorecem diretamente a melhoria das condições de escoamento no Barigui, reduzindo riscos de alagamentos na região”, avalia Paulo Victor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obra Públicas.

Com investimento de R$ 11,3 milhões, as obras são financiadas com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem.