Obras na Av. Victor Ferreira do Amaral entram na reta final e trânsito deve ser totalmente liberado em fevereiro

Redação Bem Paraná com SMCS
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Obras de requalificação viária da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã entram na última etapa da pavimentação em concreto (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A Avenida Victor Fereira do Amaral, localizada no bairro Tarumã, em Curitiba, deve ter todas as suas faixas liberadas para o trânsito em breve. Nesta quinta-feira (9 de janeiro) a Prefeitura de Curitiba informou que as obras viárias na região entraram na reta final, com previsão de conclusão da nova pavimentação em concreto para fevereiro.

A avenida integra o Lote 4 de obras do projeto do Novo Inter 2 e vai servir como corredor do transporte entre Curitiba e Pinhais. Com a conclusão dessa etapa de obras, já será possível liberar todas as faixas da via ao trânsito, melhorando significativamente a mobilidade na região. Neste momento, o trânsito está liberado com bloqueios pontuais e parciais apenas nos locais onde a empresa trabalha para finalizar a pavimentação.

A avenida é uma das mais importantes da cidade, dá acesso a vários bairros e faz ligação de Curitiba com os municípios de Pinhais e Piraquara. Ela está sendo completamente requalificada para a circulação dos ônibus elétricos do Novo Inter 2. São 3.866 metros de intervenções, divididos entre as duas pistas.

Conexão com a Região Metropolitana

O trecho de obras vai da Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux até a Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de melhorias na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

O conjunto de intervenções responde a uma demanda intensa de tráfego em uma área de conexão com a região metropolitana, com impacto positivo na rotina de deslocamento de milhares de pessoas.

A obra inclui a implantação de uma faixa extra por sentido dedicada ao transporte público, para permitir que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários de ônibus.

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba.

Calçadas novas

A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização, além do novo sistema de drenagem, que já foi instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos.

Pontos de concretagem

Atualmente, os trabalhos de concretagem estão concentrados em três pontos específicos: próximo ao Ginásio do Tarumã, nos arredores do pátio do Detran e no cruzamento da Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Rua Professora Olga Baster – outra via que foi totalmente requalificada e, junto com a Rua Professor Nivaldo Braga, passou a compor um novo binário que conecta os bairros Cajuru e Tarumã, reforçando outro importante programa de mobilidade urbana na cidade, o BRT Leste-Oeste.

Após a conclusão das obras, a via terá um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas, como Manacá-da-serra.

Do portão do Museu Planeta Água, onde trabalha, o jardineiro Emerson Cardoso acompanha com expectativa a evolução da obra. Morador do bairro Xaxim, ele conta que já consegue mensurar a melhoria que as mudanças vão promover no trânsito.

“As calçadas melhoraram muito e isso será importante para quem vem nos visitar. O trânsito também vai fluir. ‘Tá’ bonito de ver”, disse Cardoso.

Além da Avenida Victor Ferreira do Amaral, o Lote 4 do Inter 2 é formado pelas ruas Hayton da Silva Pereira e 21 de Junho, que também estão na fase final das obras, e pelas ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, já finalizadas, que formaram um novo binário no Capão da Imbuia, inaugurado em 19 de novembro.