
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) teve uma manhã tragicamente explosiva, ontem. Na ocasião, uma explosão na fábrica de materiais de explosivos Enaex Brasil, em Quatro Barras, deixou nove pessoas mortas (seis homens e três mulheres), além de outras sete feridas. O caso ocorreu por volta das 5h50 da manhã, numa área de 25 metros quadrados onde explosivos eram preparados para o transporte.
Ocorrências desse tipo, no entanto, se tornaram mais frequentes no Paraná neste ano. É o que revelam dados do Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM), os quais apontam que neste ano já houve 12 ocorrências busca e salvamento no estado devido a explosões, com pelo menos quatro óbitos e nove feridos (e isso sem contar os afetados pelo caso de ontem).
É exatamente o dobro de registros na comparação com o ano passado (que teve seis explosões), com um salto no número de feridos (quatro em 2024) e de mortes (0).
Explosão na Enaex Brasil
O caso mais recente foi numa fábrica em Quatro Barras. A ocorrência, pouco antes do nascer do sol, foi sentida a quilômetros de distância do local da explosão. Nas proximidades, casas e comércios foram atingidos, com janelas quebradas e, em alguns casos, o forro dos estabelecimento vindo completamente abaixo. Um restaurante e uma empresa de alimentos, inclusive, precisaram ser interditadas.
Com a explosão, nove pessoas que trabalhavam no local morreram. Outras sete pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e já estavam com seus familiares em suas residências, segundo comunicado da empresa.
O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) instaurou inquérito civil para apurar as causas da explosão. O procedimento também busca averiguar se houve responsabilidade da empresa no ocorrido. A explosão deixou afetou uma área de 25 metros quadrados.
A empresa também se pronunciou sobre isso. “A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido”, diz em nota.
O acidente envolveu um grande contingente das forças de segurança do Paraná ao longo de todo o dia.