
As ações integradas das forças de segurança do Paraná resultaram em uma redução de 24,30% nas ocorrências policiais registradas entre 21 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, o número de ocorrências caiu de 2.728 para 2.065. Os dados foram apresentados pelo Secretaria da Segurança Pública.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribuiu a redução ao trabalho conjunto das forças de segurança.
“Nós tivemos uma redução no número de ocorrências policiais atendidas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil graças à integração entre as forças de segurança. Apesar do aumento no fluxo de turistas e veículos no litoral, a atuação preventiva foi determinante para esse resultado”, afirmou o secretário.
Estrutura de segurança
O Verão Maior Paraná abrange as cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaratuba. Diariamente, cerca de 1.133 integrantes das forças de segurança estão mobilizados para garantir a ordem e a proteção de moradores e visitantes durante a temporada.
- Padrasto e namorado que morreram afogados em cachoeira para salvar adolescente são identificados
- Número de incidentes com água-viva sobe quase dez vezes e mortes por afogamento assustam no Litoral do Paraná
A operação também se apoia em um sistema de inteligência integrada e coordenada entre a Secretaria da Segurança Pública (SESP) e as polícias Civil, Militar e Penal. Essa integração permite o compartilhamento ágil de informações estratégicas, facilitando a identificação de padrões criminais, a antecipação de riscos e a organização de respostas eficazes para cada situação.

“A utilização de inteligência integrada e de tecnologias como drones, câmeras de monitoramento e ferramentas de análise de dados tem sido essencial para a redução das ocorrências. Essas inovações nos permitem agir de forma mais precisa e eficiente, oferecendo maior segurança para a população e para os turistas”, destacou Teixeira.
A operação conta com a utilização de drones, helicópteros e câmeras de monitoramento estratégico, que ampliam a capacidade de vigilância e permitem uma rápida resposta em situações críticas. Essas tecnologias contribuem para o acompanhamento em tempo real de áreas com maior fluxo de pessoas, facilitando a identificação de possíveis incidentes e reforçando a atuação preventiva.
Estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham visitado as praias do Litoral paranaense durante a virada do ano. Medidas como patrulhamentos reforçados, distribuição de pulseiras de identificação e ações de conscientização foram aplicadas para reduzir riscos e aumentar a segurança.
Pulseiras de identificação
Entre as ações preventivas, 17.765 pulseiras de identificação foram distribuídas no litoral. A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança de crianças e idosos, permitindo a rápida localização de familiares em casos de desaparecimento. As pulseiras incluem o nome e o número de celular do responsável, agilizando o atendimento.