Valorizar quem cuida de pessoas idosas é o objetivo da oficina literária gratuita “Narrativas íntimas, literatura e memória”, que será realizada nesta sexta-feira (18/7), às 14h, na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural. A atividade é promovida pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, e as inscrições serão feitas presencialmente, no local e no dia da oficina.
A ação é voltada principalmente para cuidadores e gestores de instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), profissionais que têm atuado de forma cada vez mais importante diante do envelhecimento da população brasileira. Ao oferecer um espaço de escuta, reflexão e expressão por meio da literatura, a oficina propõe uma pausa para o autocuidado e o bem-estar emocional.
“É uma estratégia de apoio e desenvolvimento pessoal para esses profissionais, que muitas vezes trabalham sob intensa carga física e emocional, o que pode levar à sobrecarga e ao estresse”, explica Eluane Sanchez, gerente da Pessoa Idosa da SMDH. Serão disponibilizadas 30 vagas.
Com duração de até quatro horas, a oficina será conduzida pelo mediador de leitura Rodrigo Hayala, que irá apresentar textos literários contemporâneos e conduzir os participantes em uma jornada sensível pelas memórias, afetos, traumas e esquecimentos que marcam as histórias individuais e coletivas. A proposta é mostrar como experiências pessoais podem ganhar força e beleza quando transformadas em palavras.
A atividade integra a programação especial da SMDH em celebração ao Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, e destaca o papel fundamental dos profissionais que atuam nos bastidores do cuidado cotidiano.
Serviço
Oficina literária “Narrativas íntimas, literatura e memória”
Data: sexta-feira, 18 de julho
Horário: a partir das 14h
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. República Argentina, 3430 – em frente ao terminal do Portão)
Gratuito – Inscrições no local
Vagas limitadas (30)