
A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada pela Prefeitura de Matinhos por volta das 10 horas desta quarta-feira (11), sobre mais uma baleia Jubarte ((Megaptera novaeangliae) encalhada na praia. É a oitava baleia que encalha sem vida desde o início da temporada de inverno no litoral paranaense.
A baleia jubarte era uma fêmea juvenil medindo pouco mais de oito metros e encontra-se em estado avançado de decomposição. A equipe que vinha monitorando a praia de Matinhos nesta manhã se dirigiu ao local para registrar a ocorrência. Uma equipe técnica extra foi enviada ao local para realizar a necropsia que iniciou às 12h30. A causa da morte do animal e sua condição de saúde só poderá ser identificada após análises do material biológico coletado.
Os casos de encalhe de baleias deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos do PMP-BS no Paraná foram registradas ao todo 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.
Todos os procedimentos para atendimento, necropsia e destinação da baleia seguem em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA), e com os protocolos nacionais da Rede Brasileira de informações e atendimento a encalhes de mamíferos aquáticos/REMAB (CMA/ICMBIO).