
Após sábado (18) de tempestades com queda de árvores, a onda de calor dá um tempo e as temperaturas caem em Curitiba neste domingo (19). De acordo com previsão do Simepar, a máxima não vai passar de 20 graus e deve chover. A trégua, no entanto, só deve durar até terça (21), quando a máxima volta aos 29 graus.
O domingo fica mais chuvoso em boa parte do Paraná, de acordo com o Simepar. Precipitações ocorrem em vários momentos do dia, acompanhadas ainda por descargas atmosféricas. Com as chuvas, a calor diminui consideravelmente em quase todo o Estado, com temperaturas mais amenas entre os Campos Gerais, a RMC e o Litoral.
De acordo com o Simepar, no domingo, as temperaturas vão variar na capital de 16 a 20 graus, na terça (21) de 14 a 23 graus com tempo nublado e na terça (22) 14 a 29 com aberturas de sol. Na quarta (23), a amplitude térmica será de 19 a 28 graus com possibilidade de chuva.
“As condições do tempo ainda são de instabilidade sobre o Paraná, com chuvas ocorrendo em vários setores. Na imagem de radar é possível observar a atuação dos núcleos de chuva no momento. Inclusive, tempestades também atuam de forma localizada entre o sudoeste, sul e sudeste do estado”, disse a meteorologista do Simepar Lidia Luísa Mota, em boletim das 22h43.
Estragos
No começo desta tarde de sábado, 18 de novembro, ventos fortes acompanhados do barulho de descargas atmosféricas anunciaram a chegada de uma tempestade.
Foi suficiente para derrubar várias árvores em Curitiba e estragos em mais de 20 bairros de Curitiba, com queda de galhos e árvore e destelhamento de casas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), às 13 horas, as rajadas de vento chegaram a 59,4 quilômetros por horas varreram bairros da região norte de Curitiba e Região Metropolitana.
A central 156, da Prefeitura de Curitiba, recebeu 138 solicitações de queda de galhos e árvores, nos seguintes bairros: