Frankin de Freitas – Frio mais forte já era sentido no início da noite de ontem em Curitiba

A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Paraná desde a noite de segunda-feira (16), com expectativa de zero grau no extremo Sul do Estado entre o final da madrugada e início da manhã. De acordo a com previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar ) alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve.

Nesta segunda-feira, em Curitiba, a temperatura mínima registrada foi de 11°C no início do dia, mas chegou a 9ºC no final da noite, segundo o Simepar, situação que se repetirá em todas as regiões paranaenses.

Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5°C nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, detalha o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

O frio intenso deve durar a semana toda, com condições para geadas localizadas. As temperaturas mínimas variam entre 2 a 6 graus até o fim de semana, pelo menos. As máximas ficam abaixo dos 20ºC na maioria das regiões neste período.

Acolhimento

A Fundação de Ação Social (FAS) vai realizar ações intensificadas para abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua até sexta-feira . O trabalho, que faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, será realizado das 18h a 1h, quando mais equipes estarão nas ruas para oferecer os serviços e garantir que todas as pessoas que estão desprotegidas nas ruas possam ser acolhidas nas unidades do município.

O objetivo é abrigar as pessoas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser menores, o que pode provocar a hipotermia.

A ação intensificada será realizada nas dez regionais da cidade. Na Regional Matriz, que concentra 60% da população em situação de rua da cidade, o trabalho contará com a presença de técnicos do programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde.

Governo lança campanha do agasalho com atenção no ‘corredor do frio’

O Governo do Estado inicia a terceira edição da campanha Aquece Paraná 2022, para trazer mais conforto e dignidade à população em situação de vulnerabilidade social nestes dias gelados, nesta terça-feira (17). É a data de início das arrecadações de cobertores e roupas.

A doação de cobertores é o foco da campanha, mas também serão aceitas roupas de inverno novas ou em bom estado de uso. Os itens podem ser levados até os quartéis do Corpo de Bombeiros e escritórios regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho espalhados pelo Paraná ou por meio do aplicativo Paraná Solidário, que conecta o doador com as instituições.

Os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do chamado “Corredor do Frio”, que engloba o Sudoeste, o Centro-Sul, a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, terão prioridade no recebimento das doações.

“Se cada um de nós ajudar com pouco, certamente faremos a diferença”, convida a superintendente de Ação Solidária do Paraná, Cristina Ricordi. “Mais um inverno rigoroso está chegando e neste momento o papel da ação solidária é trazer mais carinho e conforto para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Esta ajuda é imprescindível para permitir que diversos paranaenses mantenham sua dignidade”.

“Essa campanha é um dos grandes sucessos do Governo do Estado. Só no ano passado foram mais de 50 mil peças de roupas e cobertores arrecadados e encaminhados para quem mais precisa, para ajudar a suportar esse frio intenso do nosso estado”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

Para conferir mais informações e os endereços dos pontos de coleta em cada município, é só acessar o site da campanha www.aqueceparana.pr.gov.br. A arrecadação vai até 28 de junho.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ação Solidária. A Secretaria de Comunicação Social e da Cultura e a Defesa Civil ajudam a organizar a campanha.

Dias gelados

Chuva congelada

Sobre a possibilidade de neve no Paraná, os indicadores apontam para a possibiliade de ocorrência de chuva congelada na divisa com Santa Catarina devido à garoa. Embora sejam fenômenos bem próximos, ela é formada por um tipo de granizo bem pequeno, enquanto a neve chega em forma de flocos.

O fenômeno pode acontecer em Santa Catarina e na Serra Gaúcha, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em alerta divulgado ontem. Geadas fortes também podem ser registradas nos dois estados do Sul.

Aquecedores

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas), distribuidora de gás natural do Estado, inicia uma campanha para ressaltar os cuidados que devem ser tomados com os aparelhos de gás, com ênfase nos aquecedores de água, abordando a importância das revisões periódicas e com a ventilação permanente dos ambientes. E não é só a lavanderia, onde comumente ficam os aquecedores de água, que necessita de atenção. Outro cômodo da casa que deve ser observado é a cozinha, por conta de aparelhos como forno e fogão.

Acolhidos

A Prefeitura de Curitiba acolheu 91 novas pessoas em situação de rua desde a zero hora de domingo até as 7h de ontem, quando teve início da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe 2022. Com isso, 1.158 pessoas ficaram abrigadas nas unidades do município destinadas a esta população nesta noite – as outras 1.067 já são atendidas pela FAS diariamente.

Para a realização da Ação Inverno, o município aumentou o número de vagas nos abrigos. Inicialmente, serão 1.194 vagas disponíveis, 21% a mais do que as existentes na rede, mas este número pode aumentar ainda mais, de acordo com a demanda, com a abertura de unidades emergenciais.

Geada negra

Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do Paraná, hoje. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de “geada negra” entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura. O aviso é do serviço Alerta Geada, do governo do Paraná.