FreePik

O feriadão de 15 de Novembro, na próxima segunda-feira, foi o último do ano e o brasileiro só voltará a ter um dia livre junto ao fim de semana na segunda quinzena de abril de 2022, na Sexta-feira Santa. Os outros dois feriados até lá, o Natal deste ano e o dia 1º de Janeiro, serão no sábado.

O ano de 2022 terá menos possibilidades de feriadões do que 2021. No próximo ano, só haverá dois feriados “emendáveis” além da Sexta-feira Santa: Tiradentes, em 21 de abril, será em uma quinta-feira; e 15 de Novembro cairá em uma terça. Em Curitiba haverá outra possibilidade, o dia 8 de setembro (veja abaixo), feriado municipal que cairá em uma quinta-feira. Três feriados nacionais cairão no meio da semana em 2022, na quarta-feira: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (1º de novembro). Além do primeiro dia do ano cair em um sábado, o dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) e o Natal serão no domingo.

O calendário de 2021 teve cinco datas nacionais com possibilidade de aumentar a folga (além da Sexta-feira Santa): 1º de Janeiro caiu em uma sexta-feira e o dia 15 de novembro será na próxima segunda; outros três feriados caíram na terça-feira, o que deu a possibilidade de “emendar” a segunda: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. Só um caiu em uma quarta-feira (Tiradentes, em 21 de abril). O 1º de maio foi em um sábado.

Feriados municipais e pontos facultativos
O Carnaval não é um feriado nacional e depende de regulamentação estadual. No Paraná e em Curitiba ele sempre foi considerado ponto facultativo. Neste ano, foi cancelado pelo governo do Estado, em função da pandemia do coronavírus. Outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, definiram a terça-feira de carnaval como feriado estadual.

A Sexta-feira Santa também não é feriado nacional e depende de regulamentação municipal. Em Curitiba, uma lei de 1967 tornou esta e outras duas datas feriados municipais: o Corpus Christi (data móvel) e o dia de Nossa Senhora das Luz dos Pinhais, a padroeira da cidade, em 8 de setembro (que em 2022 cairá em uma quinta-feira). A Sexta-feira Santa é celebrada dois dias antes da Páscoa. Já o Corpus Christi cai na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, na tradição católica.

O ponto facultativo é uma data em que a pessoa opta ou não por trabalhar. Quem define o ponto facultativo são os governos e as prefeituras, que podem dispensar a obrigatoriedade da presença de servidores em seus órgãos em determinados dias. A medida também pode ser adotada por empresas privadas. O Brasil terá 27 pontos facultativos em 2022.