e9dc36d6-9804-4636-905a-096a0fd10a60
Operação Countless cumpre mandados contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Paraná e outros estados.(PF)

Um operação da Polícia Federal (PF) nesta manhã de terça, 3, contra lavagem de dinheiro e tráfico cumpre mandados no Paraná e outros estados. A Operação Countless cumpre 39 mandados de busca e apreensão, 7 mandados de prisão preventiva, além de ordens de indisponibilidade de bens e de valores que podem atingir R$ 82 milhões.

Leia mais:

A ação, que conta com o apoio da Brigada Militar, ocorre em diversas cidades gaúchas e nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás.

Operação da PF apurou uso de empresas de fachada

A investigação da operação da PF tem como foco um mecanismo de lavagem de dinheiro utilizado por diversas organizações criminosas gaúchas, pautado no uso de operadores financeiros locais e de empresas de fachada.

Pessoas vinculadas a membros de organizações criminosas são cooptadas para operar o recolhimento do dinheiro angariado por esses grupos, que advém, proeminentemente, do tráfico de drogas.

As medidas deflagradas nesta terça têm como objetivo neutralizar o crescimento das atividades investigadas e viabilizar a identificação dos responsáveis pelas etapas posteriores da lavagem de dinheiro.

Operação da PF apreende drogas no Paraná

A Polícia Federal e o BPFRON apreenderam, em operação conjunta realizada no último sábado. 31 de maio, mais de 8 toneladas de maconha na zona rural de Altônia no interior do Paraná.

Durante ações de rotina, os policiais identificaram rastros de pneus em uma área de mata ciliar. Após diligências, localizaram, em diferentes pontos de difícil acesso, diversos fardos de substância análoga à maconha, embalados com fitas adesivas.

O material foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais. O peso total do entorpecente foi de 8.583 kg (oito mil quinhentos e oitenta e três quilos) de maconha.